Só quem tem família grande sabe a logística necessária para viajar. Geralmente, levar sete pessoas exige dois carros. E dois carros significam gasto duplo com gasolina, pedágio, quilômetro rodado... A solução, então, é optar por um veículo que leve 7, como o Chevrolet Spin, que reina sozinho no seu segmento após o fim da produção do Fiat Doblò. A dúvida recorrente é a seguinte: como é o espaço para quem vai na última fileira?
No Spin, como o assoalho é mais alto nesta seção da carroceria, as pernas automaticamente ficam mais elevadas. Mas há importantes diferenciais que viabilizam o mínimo de conforto: a boa altura do teto, permitindo livre movimentação da cabeça, e o sistema corrediço para a segunda fileira, que possibilita deslocar esse assento bipartido para frente ou para trás em 11 cm, assim como o ângulo do encosto.
Pode parecer pouco, mas essas regulagens ajudam bastante e fazem toda a diferença. Assim, mesmo pessoas com 1,80 m de altura não andam com os joelhos encostados nos bancos da frente. Em resumo: para trechos curtos, até dois adultos viajam com o mínimo de conforto desejável.
O porta-malas é uma grande qualidade do Spin. Com a terceira fileira de bancos rebatida, comporta 553 litros. Com a segunda fileira dobrada, aumenta para 952 litros (com a bagagem até o teto, é ainda maior: 1.608 litros). Mas, com 7 pessoas a bordo, não tem milagre: o volume cai drasticamente para apenas 199 litros, situação em que cada passageiro poderá levar apenas uma pequena sacola ou mochila, limitando viagens mais longas.
A versão testada, a Premier, traz bom pacote de equipamentos de série: sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive e air bag duplo. OnStar e câmera de ré reforçam a segurança.
Como se trata de um veículo familiar, seriam muito bem-vindos sistemas de assistência à condução presentes em outros modelos da marca, como o Alerta de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência disponível no Tracker. Já o piloto automático é do tipo tradicional, e não adaptativo (ACC).
Multimídia MyLink é equipado com Android Auto e Apple CarPlay e bancos e painéis de porta têm revestimento premium. Na linha 2023, são 3 versões com 7 lugares: a LT (R$ 109,65 mil), a Premier (R$ 124,29 mil) e a Activ7 (R$ 126,79 mil). A linha também é composta pelas configurações de 5 lugares: LS (R$ 102,79 mil), LTZ (R$ 111,15 mil) e a Activ, R$ 121,99 mil.
O powertrain segue o mesmo, mas com atualizações que reduziram a emissão média de gases em até 43%. O câmbio automático de 6 marchas está acoplado ao motor Flex 1.8 ECO, que gera 111 cv de potência com álcool e 106 cv com gasolina, bem como 17,7 kgfm e 16,8 kgfm de torque, respectivamente. Desempenho é adequado ao modelo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 s, conforme a GM. Segundo dados do Inmetro, com gasolina o Spin faz 10,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Durante o teste da versão Premier, que pesa 1.235 kg, foram exatamente esses os números mostrados pelo computador de bordo.
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