Espaço para levar as bagagens nunca é demais. É justamente no volume do porta-malas que o Yaris Sedan destaca-se do irmão hatch. São 473 litros, 163 a mais que os 310 litros do hatch. Mas esse espaço extra tem um custo: R$ 3,6 mil. A versão testada foi a intermediária XS, comercializada por R$ 107,59 mil. A configuração similar do hatch sai por R$ 103,99 mil.
Ao volante, o carro agrada pela suspensão confortável, bom espaço interno e pela eficiência do powertrain. O 1.5 flex Dual VVT-i gera 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm com gasolina, que dão conta dos seus 1.130 kg (apenas 5 kg a mais que o hatch).
O câmbio CVT de sete velocidades funciona de forma silenciosa e suave, oferecendo paddle shifts para troca de marchas no volante. Durante o teste, com gasolina o modelo fez 13,2 km/l em percurso composto 70% estrada e 30% cidade.
O sedã tem um visual moderno e linhas fluidas, bem acertadas. Por isso, a exemplo do que ocorreu no hatch, a Toyota optou por mudanças visuais bastante leves, concentradas no para-choques dianteiro, que é novo.
As rodas receberam o desenho dual tone, mas apenas para as versões de topo de linha. Entretanto, todas as configurações do modelo contam agora com luz diurna (DRL) em LED e, na topo de linha XLS, os faróis de neblina passam também a ser em LED.
A linha 2023 foi lançada em abril passado, recebendo mudanças também internas, como um novo padrão no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos.
Já na central multimídia, todas as configurações, incluindo agora a de entrada XL, contam com tela de 7" sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Os passageiros do banco traseiro passam a contar com duas novas entradas USB para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.
Desde seu lançamento no Brasil, o modelo traz de série, em todas as versões, controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis.
Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,55 m de entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,49 m de altura. Tanque tem capacidade para 45 litros.
Para reforçar segurança, toda a linha Yaris agora sai de fábrica com sete air bags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. A versão XS, assim como a XLS, recebeu dois equipamentos de segurança ativa da Toyota:
Sistema de Pré-Colisão: emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto.
Alerta de Evasão de Faixa: emite um aviso sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.