Experimente
Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas dentro de uma academia ou na sua comunidade."É importante que você se identifique com o que vai ser mais prazeroso para você. Quando a gente coloca atividade física como fator de proteção para saúde, é importante experimentar coisas diferentes para fazer da atividade física um hábito, uma coisa prazerosa, que não seja uma obrigação", recomenda.
Boa companhia
Uma boa companhia pode ser o impulso que falta para você começar e continuar a fazer sua atividade física. "Tudo que puder ser usado a favor da prática esportiva deve ser usado", aconselha.
Levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde orienta que as pessoas devem praticar 150 minutos semanais de atividade física moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.
Mas entrando um pouco mais na realidade de cada faixa etária e suas respectivas necessidades, confira algumas orientações.
Crianças e jovens de 5 a 17 anos: pelo menos 60 minutos de atividade física por dia, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, pelo menos 3 vezes na semana.
Adultos: pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, sendo que atividades que trabalham os músculos devem ser incluídas pelo menos 2 vezes na semana.
Idosos: as recomendações são as mesmas que a dos adultos, mas os idosos devem adicionar exercícios de equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas e na manutenção das capacidades para realização das atividades diárias.
Comece devagar: tente adquirir o condicionamento físico aos poucos. Não se esforce exageradamente, para manter no exercício uma sensação prazerosa. "Com a sequência das atividades, você pode ir aumentando um pouco as cargas de exercícios. Mas inicie com cargas baixas e vá aumentando aos poucos para trazer um condicionamento melhor para o corpo".
Não planeje demais: vista a roupa, calce um sapato e comece! Planejar demais, esperar por isso ou aquilo pode te desmotivar e fazer com que você não comece nunca. "Você sempre vai adiar, se planejar demais. Sentiu a necessidade, inicie. Vá fazer uma caminhada. No outro dia, tente uma coisa diferente, mas faça. Quanto antes vier a prática regular, melhor vai ser".
Faça testes até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina. "Isso vai facilitar que o exercício não seja percebido como obrigação. Coloque a atividade dentro da sua rotina e faça com que ela seja uma coisa natural".
Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!