Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Vida mais saudável

Dicas para começar a praticar exercícios físicos

Confira algumas dicas para ajudar a deixar o comportamento sedentário de lado, para colher os bons frutos que a prática regular de atividade física proporciona ao corpo e mente.

Publicado em: 12.01.2021 às 06:00

Exercícios físicos Foto: AdobeStock
O primeiro mês de 2021 já se aproxima da metade e é hora de colocar os planos feitos na virada do ano em prática. Uma das promessas mais comuns diz respeito a prática de exercícios físicos, buscando deixar o comportamento sedentário de lado para colher os bons frutos que a prática regular de atividade física proporciona ao corpo e mente. E não adianta pensar naquela velha desculpa de que é difícil começar, não tem tempo ou que é complicado dar continuidade aos exercícios físicos. Aderir à prática, por ao menos três vezes por semana, só depende de você. "Temos uma tendência de poupar energia. Só que hoje tudo é feito para dar conforto e não precisarmos realizar nada. E, por isso, estamos fadados a adoecer", alerta o educador físico Sávio Camargo. Ele destaca que precisamos colocar movimento em nosso dia a dia e para ajudar a tornar a prática um hábito deu algumas dicas.

Experimente

Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas dentro de uma academia ou na sua comunidade."É importante que você se identifique com o que vai ser mais prazeroso para você. Quando a gente coloca atividade física como fator de proteção para saúde, é importante experimentar coisas diferentes para fazer da atividade física um hábito, uma coisa prazerosa, que não seja uma obrigação", recomenda.

Boa companhia

Uma boa companhia pode ser o impulso que falta para você começar e continuar a fazer sua atividade física. "Tudo que puder ser usado a favor da prática esportiva deve ser usado", aconselha.

Para cada fase da vida, uma orientação

Levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde orienta que as pessoas devem praticar 150 minutos semanais de atividade física moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.

Mas entrando um pouco mais na realidade de cada faixa etária e suas respectivas necessidades, confira algumas orientações.

Crianças e jovens de 5 a 17 anos: pelo menos 60 minutos de atividade física por dia, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, pelo menos 3 vezes na semana.

Adultos: pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, sendo que atividades que trabalham os músculos devem ser incluídas pelo menos 2 vezes na semana.

Idosos: as recomendações são as mesmas que a dos adultos, mas os idosos devem adicionar exercícios de equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas e na manutenção das capacidades para realização das atividades diárias.

Mais dicas para começar

Comece devagar: tente adquirir o condicionamento físico aos poucos. Não se esforce exageradamente, para manter no exercício uma sensação prazerosa. "Com a sequência das atividades, você pode ir aumentando um pouco as cargas de exercícios. Mas inicie com cargas baixas e vá aumentando aos poucos para trazer um condicionamento melhor para o corpo".

Não planeje demais: vista a roupa, calce um sapato e comece! Planejar demais, esperar por isso ou aquilo pode te desmotivar e fazer com que você não comece nunca. "Você sempre vai adiar, se planejar demais. Sentiu a necessidade, inicie. Vá fazer uma caminhada. No outro dia, tente uma coisa diferente, mas faça. Quanto antes vier a prática regular, melhor vai ser".

Teste horários

Faça testes até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina. "Isso vai facilitar que o exercício não seja percebido como obrigação. Coloque a atividade dentro da sua rotina e faça com que ela seja uma coisa natural".


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.