Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

Uso de celular no sanitário pode aumentar risco de hemorroidas

Mesmo ficar apenas sentado no vaso pode gerar uma força involuntária e causar problemas à saúde

Publicado em: 23.11.2021 às 06:19 Última atualização: 24.11.2021 às 08:34

Ir ao banheiro com o celular já virou hábito de algumas pessoas. Mesmo aparentemente inofensiva, a distração aumenta o risco de hemorroidas.

Isso porque sentar-se no vaso sanitário e fazer muita força para evacuar provoca dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de ruptura. Em casos graves, pode gerar uma trombose hemorroidária ou a formação de coágulos no ânus.

Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força para evacuar, destaca médico
Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força para evacuar, destaca médico Foto: Adobe Stock

"Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força. Sentar ali e não induzir a força não tem problema, mas provocar um esforço não é bom", ressalta André Augusto Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva (Sobracil).

O especialista lembra, porém, que mesmo quem fica apenas sentado pode gerar uma força involuntária e causar problemas. "Só de ficar muito tempo sentado, mesmo que não fazendo força, também é prejudicial porque aumenta a pressão no períneo e causa dilatação das veias do ânus, agravando ou proporcionando as hemorroidas. Se fizer força, será muito pior." Quando a ação é repetitiva, os vasos do canal do ânus se dilatam, podendo provocar hemorroidas externas e internas.

Alerta à prevenção

Nem sempre a pessoa desenvolve as hemorroidas por perder tempo no vaso conferindo as redes sociais. As causas mais comuns, de acordo com Eduardo de Paula Vieira, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), são a obstrução intestinal e as fezes ressecadas.

A prevenção envolve uma dieta balanceada, rica em fibras, e o aumento na ingestão de água. O consumo de alimentos condimentados, exercícios físicos pesados e mesmo uma herança genética também contribuem para o surgimento da lesão.

Mulheres estão em maior risco que os homens para o desenvolvimento das hemorroidas devido a uma questão hormonal, que reduz a absorção de água pelo organismo. (Agência Einstein)


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.