Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Nutrição

Suco natural ajuda a repor energias

Nutricionista traz dicas de preparos para trazer mais disposição durante o calorão

Publicado em: 11.01.2022 às 06:13

No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo passe a transpirar constantemente, o que causa a "perda" de água no organismo. Diante disso, nessa época deve-se ingerir mais líquidos que o normal para não ocorrer a desidratação.

Sucos são ótimas opções para repor as energias e os minerais perdidos na estação mais quente do ano
Sucos são ótimas opções para repor as energias e os minerais perdidos na estação mais quente do ano Foto: Adobe Stock

Além de muita água, os sucos naturais são ótimas pedidas, pois são leves, saudáveis e ajudam a repor as energias, sem contar que protegem o corpo, aumentando as defesas contra doenças.

De acordo com a nutricionista e docente do Senac Lajeado, Cássia Paloma Geib, com um custo mais acessível e ideais para a preparação de um suco refrescante, as frutas da época são: melancia, manga, maracujá, uva, goiaba, mamão, abacaxi, carambola e acerola.

"Alguns sucos, como o de melancia, abacaxi e carambola, não é preciso adicionar água e nem açúcar. É só bater no liquidificador e está pronto. Já outras, frutas como maracujá, é necessário adicionar água e um pouco de açúcar, mas nada de exagerar. O ideal é colocar algumas gotinhas de adoçante, de preferência ao natural como o stevia ou o xilitol", explica.

Já as gestantes devem evitar adoçantes artificiais como sacarina e ciclamato. Além disso, devem cuidar com o consumo de sucos em caso de glicemia alta.

Três deliciosas receitas

Suco de manga: bater no liquidificador 1 manga picada, 1 xícara de água, 2 limões espremidos e dois cubos de gelo.

Suco de mamão: prepare uma xícara de chá de hibisco e deixe esfriar. Depois junte o chá e 1 xícara de mamão picado e 1/2 cenoura ralada e bata no liquidificador.

Suco de laranja: prepare o o chá de pêssego primeiramente e acrescente os anis. Acrescente a laranja e o gengibre e deixe na geladeira. Retire o gengibre e os anis e sirva com cubos de gelo.

Ainda segundo a professora do Senac, é interessante acrescentar folhas de hortelã, que auxilia na digestão, ou usar pedaços de gengibre, que é antisséptico e anti-inflamatório natural, além de deixar o suco com um gostinho mais forte, mas uma delícia. "Outra ideia é acrescentar especiarias como canela em pau, anis estrelado, cravo-da-índia ou até mesmo sachês de chás. Essas opções podem também ser colocadas na água para saborizar."


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.