Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Bem-estar

Protetor solar pode atrapalhar o meu bronzeado?

Entre proteger a pele ou pegar uma corzinha, escolha as duas opções

Publicado em: 12.01.2022 às 03:00 Última atualização: 13.01.2022 às 10:19

Com a chegada do verão, há muita gente buscando uma aparência mais saudável e aproveitando os fortes raios solares para pegar uma corzinha. Mas... como fica o bronze se é preciso proteger a pele? Protetor solar pode atrapalhar o meu bronzeado?

Filtro solar com fator mínimo 30 é uma forte barreira contra o câncer de pele e não prejudica o bronzeado
Filtro solar com fator mínimo 30 é uma forte barreira contra o câncer de pele e não prejudica o bronzeado Foto: Adobe Stock

Não, isso é um mito! É possível se bronzear e conquistar a marca de biquíni perfeita mantendo a saúde da pele. A formulação dos filtros solares, apesar de proteger dos raios UV, deixa passar a quantidade necessária e benéfica para ativar a melanina da pele, fazendo com que uma cor natural seja conquistada.

"O processo é um pouco mais lento, porém, mais seguro que o uso dos bronzeadores, que, em peles mais claras, principalmente, podem chegar a causar queimaduras e até mesmo insolação. Em vez de optar pelo uso dos bronzers, uma boa opção é ingerir alimentos que ajudam a pele a conquistar e manter o bronzeado, como a cenoura, que é rica em vitamina A, e a beterraba, rica em betacaroteno", aconselha Kika Chammas, farmacêutica, especialista em cuidados com a pele.

E a proteção da pele é uma medida para ser sempre tomada porque os efeitos do sol não são passageiros! Os efeitos dos raios ultravioletas (UV) na pele se acumulam ao longo dos anos. Assim, uma pessoa que deixou de utilizar o produto por um tempo determinado em alguma fase da vida irá sentir o acúmulo tempos depois, ficando mais difícil de reverter os danos causados.

Como escolher o protetor?

"O indicado é um produto que tenha um FPS (fator de proteção solar) maior ou igual a 30 e ser aplicado na quantidade e frequência adequada, idealmente 3 em 3 horas ou imediatamente após imersão em água. Um FPS 30 significa uma proteção 30 vezes maior contra queimadura solar, se aplicado na quantidade e frequência corretas", responde a dermatologista do Hospital Sapiranga, Kenselyn Oppermann.

No mercado, é possível encontrar produtos de vários tipos. "No entanto, falando em prevenção de câncer de pele, manchas e fotoenvelhecimento, o mais importante é atentar pro FPS, que é a principal medida de eficácia de um protetor. Já o bronzeador não é recomendado por não conferir proteção suficiente, o que aumenta o risco de queimaduras. As queimaduras solares ao longo da vida são fator de risco para câncer da pele, especialmente melanoma, que é o mais temido deles", ressalta a médica.

Atenção à quantidade ideal do produto na pele. "Uma dica prática é a regra da colher de chá: 1 colher de chá para face e pescoço; 1 colher de chá para cada braço; 2 colheres de chá para cada membro inferior, 2 colheres de chá para o tronco. Lembrar de reaplicar na frequência mencionada", explica a especialista. 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.