O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais frequente nas mulheres - em primeiro lugar, está o câncer de colo uterino -, correspondendo a cerca de 3% dos tumores em mulheres, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional de Câncer.
Por esses motivos, o Dia Mundial do Câncer de Ovário, em 8 de maio, foi criado para alertar a população sobre a procura ao médico na presença do menor sinal dos primeiros sintomas e solicitar uma atenção redobrada das mulheres com fatores de risco e histórico familiar.
"Até o momento, não existem evidências científicas de que estratégias de rastreamento sejam benéficas para essa patologia. Para um diagnóstico mais precoce, torna-se importante que as pacientes estejam atentas aos sintomas e procurem a avaliação médica o mais rápido possível na presença destes, para realização de exames diagnósticos e poder Iniciar o tratamento com brevidade", explica Christina Oppermann, oncologista do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus.
O início do câncer nos ovários não costuma apresentar sinais e sintomas, destaca a médica, o que dificulta o diagnóstico em estágios mais precoces. Mas na presença de qualquer um destes sintomas, é importante procurar um médico: dor abdominal ou pélvica; aumento do volume abdominal; emagrecimento repentino e sem motivo; fadiga generalizada.
Além disso, é importante observar os fatores de risco. A incidência da doença começa a aumentar a partir dos 50 anos. Constituem fatores de risco a obesidade, nunca ter tido um filho, menarca precoce, menopausa tardia, reposição hormonal, síndrome de ovários policísticos e endometriose, além das mutações já citadas e da história familiar de câncer de mama, cólon e ovário.
No diagnóstico de doença inicial e em mulheres jovens, sem prole completa, pode ser possível realizar o tratamento cirúrgico curativo com preservação da fertilidade. O tratamento inclui cirurgia, quimioterapia e uso de drogas-alvo.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.