Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde XÔ, PREGUIÇA

Mexa-se! Ortopedista dá dicas para prevenir dores nos dias frios

Exercícios físicos ajudam a evitar incômodos nos meses mais gelados do ano. 'Não podemos usar o frio como desculpa', defende o médico

Por Da redação
Publicado em: 23.05.2022 às 05:27 Última atualização: 23.05.2022 às 11:28

Mesmo antes da chegada do inverno, já é possível sentir no corpo os efeitos das temperaturas mais baixas que atingiram o sul do País nos últimos dias. E quem faz parte do grupo de pessoas que sofre com dores crônicas – articulações, lombar, ligamentos, entre outras – enfrenta ainda mais incômodos no frio.

Exercícios físicos nos dias frios aumentam a temperatura corporal, diminuindo a dor, destaca médico
Exercícios físicos nos dias frios aumentam a temperatura corporal, diminuindo a dor, destaca médico Foto: Adobe Stock
Nesse período do ano, ocorre também a vasoconstrição, ou seja, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, numa reação do nosso organismo. Essa vasoconstrição ajuda a limitar a quantidade de sangue que flui pelo organismo e que vai chegar aos principais órgãos. "A vasoconstrição periférica ocorre para aumentar a temperatura do corpo e propiciar suporte sanguíneo a órgãos nobres, como o coração", explica o médico ortopedista Guilherme Fernandes.

Essa baixa irrigação pode causar inchaço nas pernas e fazer com que mãos e pés fiquem mais gelados. Além disso, aumenta a viscosidade do líquido sinovial – substância que lubrifica articulações –, gerando maior rigidez e, por consequência, mais dores.

Ainda segundo o especialista, o corpo naturalmente se contrai nos dias gelados, diminuindo a capacidade de elasticidade dos músculos. O frio também implica em maior possibilidade de lesões.

Como saída para combater as dores, o médico é taxativo: "O movimento eleva a temperatura corporal, diminuindo a dor". Conforme o ortopedista, erroneamente, a tendência das pessoas em dias mais frios é ficar em casa e, em uma relação inversa, quanto menos movimento, mais dores . "Não podemos usar o frio como desculpa", defende.

Dicas para evitar dores nos dias frios

Guilherme Fernandes, ortopedista
Guilherme Fernandes, ortopedista Foto: René Cabrales


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

TAGS: frio inverno
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.