Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde BEM-ESTAR

Saiba como lidar com o estresse na rotina

Preparar o corpo e a mente para um dia intenso é compreensível, mas viver diariamente com esse turbilhão de sensações não faz bem; entenda o que diz especialista

Por Redação
Publicado em: 29.07.2022 às 06:09 Última atualização: 29.07.2022 às 15:02

Uma rotina lotada de atribuições, sem pausas e imersa em tecnologia. Nossos corpos estão atualmente mais estressados do que nunca - também como consequência de um estilo de vida muitas vezes frenético que desrespeita as regras básicas de funcionamento do corpo humano.

Estresse pode acontecer, o problema é quando ele se torna parte do seu cotidiano
Estresse pode acontecer, o problema é quando ele se torna parte do seu cotidiano Foto: Adobe Stock
Protagonista no mecanismo do estresse no organismo, o cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. Ele auxilia a reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune, mantém os níveis de açúcar no sangue e pressão arterial constantes. Porém, a sua função mais conhecida está relacionada à resposta fisiológica ao estresse.

Livia Ciacci, neurocientista do Supera, explica que a reação do organismo para o estresse tem um propósito evolutivo. Frente ao perigo, as suprarrenais liberam os hormônios do estresse (adrenalina, noradrenalina e cortisol), que aceleram o batimento cardíaco, dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar, reduzem a digestão e contraem o baço (que expulsa mais hemácias para a circulação sanguínea, o que amplia o aporte de oxigênio aos tecidos). Tudo prepara o corpo para luta ou fuga.

Acompanhe as dicas

De acordo com a especialista, estar preparado para uma reação é bom. "O problema está no estresse crônico, quando os níveis de cortisol se mantêm altos por muito tempo", alerta. Ela traz dicas para auxiliar no manejo do estresse no seu dia:


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.