Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde PREVENÇÃO

Cerca de 40% dos adultos brasileiros têm colesterol alto

Você sabe bem as tuas taxas? Pois saiba que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares

Por Redação
Publicado em: 03.08.2022 às 05:23 Última atualização: 03.08.2022 às 09:45

De acordo com o Ministério da Saúde, quatro em cada dez adultos brasileiros apresentam o nível de colesterol elevado, o equivalente a cerca de 18,4 milhões de pessoas que correm o risco de ter algum problema agudo a qualquer momento.

Segundo o Ministério da Saúde, 18,4 milhões de brasileiros estão com o colesterol alto
Segundo o Ministério da Saúde, 18,4 milhões de brasileiros estão com o colesterol alto Foto: Adobe Stock
Em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) foi comprovado que, no Brasil, as pessoas desconhecem sua própria taxa de colesterol: 67% dos entrevistados assumiram não ter essa resposta.

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e, segundo a SBC, nos primeiros quatro meses de 2020, o Brasil registrou cerca de 104 mil mortes em decorrência de alguma doença relacionada ao aparelho cardiovascular, o que significa cerca de um óbito a cada 90 segundos.

Os números da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) são mais críticos: de acordo com a entidade, 61,5% das pessoas possuem hipercolesteromia no Brasil, sendo um importante alerta para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. Um dos perigos do colesterol alto é o aumento do risco de aterosclerose, causada pelo excesso de gordura na corrente sanguínea.

Avalie com o médico

Segundo a endocrinologista Claudia Chang, o colesterol é o componente estrutural das membranas celulares do corpo e está presente em vários órgãos, como cérebro e coração.

Existem vários subtipos de colesterol. O LDL (conhecido como mau colesterol) é depositado nas paredes das artérias, levando ao processo de aterogênese (formação de placas).

Já o tipo HDL (o bom colesterol), apresenta fator protetor, tendo uma correlação indireta com as doenças cardiovasculares (quanto maior seu nível, menor risco).

"Cerca de 70% do colesterol é sintetizado pelo organismo, enquanto 30% é proveniente da alimentação. Com isso, muitas vezes, mesmo indivíduos que têm uma alimentação balanceada, podem ter níveis elevados de colesterol por questões genéticas", alerta a médica.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.