Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde ESTUDO DO JAPÃO

Do colo ao berço: confira dicas para evitar o choro excessivo dos bebês

Pesquisadores descobriram que adaptação do recém-nascido à posição na cama pode contribuir para uma noite de sono mais tranquila

Por Redação
Publicado em: 13.10.2022 às 11:22

Uma das principais aflições dos pais com filhos recém-nascidos está relacionada ao choro excessivo dos bebês. Um estudo publicado na revista Currenty Biology apresenta uma solução: andar com a criança no colo por cinco minutos e, depois, ficar sentado por mais oito minutos antes de colocá-la no berço. Para os autores, esse parece ser o método mais bem-sucedido para uma noite de sono mais tranquila.

Adaptação à posição no berço pode evitar choro excessivo dos bebês
Adaptação à posição no berço pode evitar choro excessivo dos bebês Foto: Adobe Stock

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Centro de Estudos do Cérebro no Japão avaliaram qual era a reação de 21 bebês saudáveis que estavam chorando após serem segurados, carregados e deitados. Todos tinham entre 14 dias e 7 meses (com média de 3,3 meses de idade) e foram expostos a 32 sessões de monitoramento (sendo 30 no laboratório e duas em casa). Os pesquisadores examinaram os resultados após testarem quatro tipos de abordagens:


Os batimentos cardíacos do bebê foram monitorados por um aparelho portátil e câmeras de vídeo acompanhavam os movimentos das mães enquanto elas tentavam acalmar os filhos. A equipe de pesquisadores descobriu que quando a mãe caminhava com o filho no colo, ele se acalmava e seus batimentos cardíacos diminuíam. Quando a criança era colocada num berço de balanço, ela também se acalmava.

Adaptação à posição

O mesmo resultado não ocorria quando o neném era colocado direto no berço ou quando a mãe ficava somente sentada com a criança nos braços – o que indica, segundo os pesquisadores, a importância da caminhada para acalmar o bebê. Se a mãe tentava colocar o filho ainda sonolento na cama, ou de forma mais lenta, ele voltava a chorar. O tempo de oito minutos complementares na posição sentada sugerido pelos pesquisadores seria o tempo estimado para a criança se adaptar à posição estática, antes de ser colocada definitivamente no berço.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.