Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde TRATAMENTO

Hipofracionamento reduz o tempo de radioterapia

Aplicação da radioterapia após cirurgia do câncer de mama como prática para reduzir taxas de retorno da doença e de mortes já é uma realidade

Por Da redação
Publicado em: 17.10.2022 às 06:00 Última atualização: 17.10.2022 às 13:52

A aplicação da radioterapia após cirurgia do câncer de mama como prática para reduzir as taxas de recidiva (retorno da doença) e de mortes já é uma realidade. Atualmente, a redução dessas sessões também passa a fazer parte da rotina de tratamento. Trata-se do hipofracionamento, técnica que significa tratamento em menor número de dias, empregando doses mais altas por fração e que se mostram tão seguras quanto os fracionamentos convencionais prolongados.

Hipofracionamento reduz o tempo de radioterapia
Hipofracionamento reduz o tempo de radioterapia Foto: Adobe Stock

"Hoje em dia, os tratamentos são completados em programas de 15 aplicações, em média, com similares ou até menos intensos efeitos colaterais, além de maior conveniência ao paciente e família, reduzindo o período total pela metade", explica o médico da Oncoclínicas RS Fernando Obst.

De acordo com o especialista, os tratamentos em 15 sessões, no entanto, não são os mais curtos atualmente. Precipitados pela pandemia, estudos mais recentes, publicados desde 2020 e também de alto impacto científico, asseguram o tratamento radioterápico pós-operatório para câncer de mama em até cinco aplicações, durante uma única semana – chamados ultra hipofracionamentos.

"Protocolos que preveem uma semana são ainda mais convenientes e, em termos de políticas de saúde, permitem mais acesso a pacientes que necessitem de vagas para tratamento do câncer", complementa.

Número de sessões varia

Tanto o hipofracionamento quanto o ultra hipofracionamento já são adotados pela Oncoclínicas RS. Porém, a seleção médica do cronograma e do número de sessões de tratamento depende de uma série de fatores.

Hoje, os hipofracionamentos, em 15 frações em média, são empregados de rotina, internacionalmente, no tratamento adjuvante local pós-operatório e pós-quimioterapia, depois de cirurgia conservadora ou mastectomia, até mesmo quando houver indicação de tratamento de linfonodos - gânglios linfáticos regionais.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.