Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

Aumento dos casos de diabete reforça a necessidade de cuidados

Nos últimos dez anos houve aumento de 26,61% no número de pessoas que vivem com diabete no Brasil, deixando o País na sexta posição mundial; saiba mais sobre a doença

Por Redação
Publicado em: 24.10.2022 às 10:13

Dados divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) no Atlas do Diabetes mostram que nos últimos dez anos houve aumento de 26,61% no número de pessoas que vivem com diabete no Brasil, deixando o País na sexta posição mundial. Nas Américas do Sul e Central, 33 milhões de pessoas, entre os 20 e 79 anos, já vivem com a doença e a estimativa é que aproximadamente 40 milhões desenvolvam diabete até 2030, e 49 milhões até 2045.

Aumento dos casos reforçaa necessidade de cuidados
Aumento dos casos reforçaa necessidade de cuidados Foto: Arquivo/GES
Para Rogerio Friedman, endocrinologista do Weinmann, diversos cenários estão envolvidos nesse resultado. "Infelizmente, muitos não sabem que apresentam a doença e, consequentemente, não realizam o acompanhamento adequado. Alguns pacientes têm conhecimento, mas não conseguem assistência médica regular e outros não buscam um especialista. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 15% das pessoas diabéticas realizam anualmente o exame de hemoglobina glicada, por exemplo. Isso é muito preocupante", explica ele.

Obesidade

O médico também ressalta que esse resultado está intimamente relacionado com o aumento da obesidade e do sedentarismo e, diante disso, o especialista esclarece dúvidas sobre a doença.

A doença

Diabete mellitus (DM) é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento de glicose no sangue (hiperglicemia). Ao falar sobre DM, não se pode deixar de abordar a insulina - hormônio produzido pelas células beta-pancreáticas, que têm como função o controle do transporte de glicose do sangue para o interior das células. Assim, se a pessoa não produzir insulina em quantidade apropriada a sua ação é reduzida e há o acúmulo de glicose no sangue e, consequentemente, desenvolve o DM.

Sintomas

O DM tipo 2 normalmente é assintomático e, por isso, muitos pacientes acabam convivendo com a doença por anos antes de serem diagnosticados. Os sintomas ocorrem quando a hiperglicemia atinge níveis muito elevados (usualmente > 250 mg/ dl). Os principais sintomas são o aumento da sede, do volume de urina e da fome, perda de peso e mal-estar.

Diagnóstico

O diagnóstico de diabete pode ser estabelecido por meio de três exames: glicemia de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica após 75g de glicose anidra.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diagnóstico é estabelecido quando o paciente apresenta dois dos seguintes exames alterados:

Glicemia de jejum > ou = 126 mg/dl

- Hemoglobina glicada (HbA1c) > ou = 6,5 %

- Teste de tolerância oral a glicose (75g) com glicemia aos 120 min > ou = 200 mg/dl

- Paciente com sintomas de hiperglicemia e glicemia aleatória > ou = 200mg/dl

*Com exceção de pacientes com sintomas de hiperglicemia e com glicemia aleatória > ou = 200mg/dl.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.