Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

Dieta mediterrânea previne demência, sugere estudo britânico

Cientistas dizem que a diminuição de risco chega a 23%

Por Redação
Publicado em: 24.03.2023 às 03:00 Última atualização: 24.03.2023 às 18:12

Alimentar-se com dietas semelhantes à tradicional mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco de demência em 23%, sugere novo estudo científico britânico. A chamada dieta mediterrânea é muito baseada em frutos do mar, frutas e nozes.

Dieta mediterrânea
Dieta mediterrânea Foto: fotos Adobe Stock

Especialistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, verificaram que indivíduos que comem um tipo de alimentação semelhante à mediterrânea tiveram 23% menos chance de demência do que aqueles que tinham dietas diferentes.

O estudo, publicado em março na revista BMC Medicine, é um dos maiores já empreendidos em termos de quantidade de casos examinados. Os cientistas analisaram dados de 60.298 indivíduos do prontuário de saúde UK Biobank. A amostra incluiu cidadãos do Reino Unido que passaram por uma avaliação alimentar.

Método

Os autores classificaram os indivíduos com base em quanto sua dieta se aproximava da típica dieta mediterrânea. Os participantes foram acompanhados por quase uma década, período durante o qual houve 882 casos de demência registrados.


Os autores também levaram em consideração o risco genético de demência para cada indivíduo, estimando o que era conhecido de sua herança poligênica - uma medida de todos os diferentes genes que são relacionados ao risco de demência.

A pesquisa foi liderada por Oliver Shannon, professor de Nutrição Humana e Envelhecimento na Universidade de Newcastle, juntamente com Emma Stevenson e David Llewellyn. A pesquisa ainda envolveu especialistas das universidades de Edinburgo e Exeter. Fez parte do consórcio NuBrain, com verbas públicas. (Science Daily)


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.