Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

Estudo comprova que barulho do trânsito pode provocar pressão alta

Pesquisadores chineses utilizaram banco de dados de saúde britânico com informações de prontuário ao longo do tempo para chegar à conclusão

Por Redação
Publicado em: 31.03.2023 às 03:00 Última atualização: 03.04.2023 às 16:49

Se você mora perto de uma via movimentada, pode ter, às vezes, a sensação de que o constante barulho de motores, buzinas e sirenes faz sua pressão subir. E uma pesquisa médica acabou de comprovar justamente isso.

Barulho do trânsito provoca pressão alta
Barulho do trânsito provoca pressão alta Foto: Adobe Stock
Estudos anteriores mostraram uma conexão entre tráfego barulhento e aumento de risco de hipertensão. Entretanto, faltavam evidências mais fortes, e não estava claro se era a poluição do ar ou o barulho que tinha o papel principal. A nova pesquisa mostra que é a exposição ao próprio ruído do tráfego que pode aumentar o risco.

"Ficamos surpresos pela associação entre tráfego e hipertensão ter sido robusta mesmo depois de ajuste por conta da poluição do ar", disse Jing Huang, professora da Universidade de Pequim, na China, principal autora da pesquisa.

Método

O estudo usou um banco de dados de saúde britânico com informações de prontuário ao longo do tempo. Pesquisadores analisaram dados de mais de 240 mil pessoas (de 40 a 69 anos) que começaram sem hipertensão. Eles estimaram o barulho do tráfego com base no endereço e em uma ferramenta europeia de classificação de ruído.

Usando dados de acompanhamento médico por em média 8 anos, eles observaram como as pessoas desenvolveram hipertensão. Não só descobriram que pessoas vivendo perto de trânsito barulhento eram mais suscetíveis a hipertensão, mas também que o risco aumentou proporcionalmente ao aumento da "dose" de ruído.

Esta associação seguiu verdadeira mesmo quando os pesquisadores levaram em conta a exposição a partículas e dióxido de nitrogênio.

*Por Science Daily


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.