Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

STÊNIO GARCIA: Saiba o que é septicemia, infecção que levou o ator de 91 anos para o hospital

Trata-se de uma inflamação generalizada que ocorre como resposta do organismo a uma infecção fora de controle

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 02.07.2023 às 18:35 Última atualização: 03.07.2023 às 12:51

Duas semanas após ter dado o que falar por conta de uma harmonização facial, o ator Stênio Garcia, 91 anos, voltou ao noticiário neste domingo (2). Ele está internado em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com quadro de septicemia. Com fortes dores nas pernas e no quadril, ele está consciente e respirando sem ajuda de aparelhos. Entenda o que é a doença.


Stenio Garcia é internado com quadro de septicemia aguda | Jornal NH
Stenio Garcia é internado com quadro de septicemia aguda Foto: Reprodução/Instagram

O que é septicemia?

Septicemia é uma inflamação generalizada deflagrada pela resposta do organismo a uma infecção fora de controle, que normalmente se inicia nos pulmões, nos rins, no abdômen, na bexiga, na pele ou no sistema nervoso central.

A síndrome se desenvolve quando a infecção sai de um local específico e se espalha para o corpo todo, o que causa doenças mais graves. Antigamente, por exemplo, a condição era chamada de "infecção no sangue".

Quais são os sintomas da septicemia?

Os sintomas e também o tratamento variam de acordo com o foco originário da síndrome. Em casos graves, a septicemia pode causar falência múltipla de órgãos e o chamado choque séptico, quando a pressão arterial cai abruptamente e não responde ao tratamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a síndrome é uma das principais causas de morte no mundo. Idosos, crianças, pessoas hospitalizadas ou com doenças crônicas e aquelas com sistemas imunológicos frágeis constituem os grupos de risco.

Quais são as formas de prevenção da septicemia?

A OMS alerta que a maioria dos casos da síndrome pode ser evitada com cuidados simples, como lavar as mãos com água e sabão, manter a carteira de vacinação em dia e evitar o uso indiscriminado de antibióticos.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.