Publicidade
Cervejeiros

Blog Cervejeiros | Estilo de cerveja Oktoberfest

Por Bento Ferreira

Semana passada, falamos sobre como surgiu a Oktoberfest. Hoje irei escrever de como surgiu o estilo de cerveja Märzen.

A Märzen é uma cerveja rica em malte com um equilíbrio de amargor de lúpulo limpo, semelhante à lager Vienna. Possui aroma e sabor de pão torrado ou malte semelhante a biscoitos. Originário da Alemanha, esse estilo era tradicionalmente fabricado na primavera (“Marzen” significa “março”) e envelhecido durante o verão. Uma versão mais forte foi servida nas primeiras celebrações da Oktoberfest e ficou conhecida como Oktoberfest. Hoje, a versão do festival de uma Oktoberfest é um pouco mais leve do que o que os cervejeiros artesanais americanos consideram uma Oktoberfest.

Mas como esse estilo surgiu? Um decreto emitido em 1553 pelo governante bávaro Duque Albrecht V, no qual ele proibia toda a fabricação de cerveja entre 23 de abril e 29 de setembro. Devido a esse decreto, as cervejas eram produzidas no mês de março, para estar pronta para a festa. Então, os cervejeiros trabalharam horas extras em março para produzir cerveja suficiente para durar até o outono. Essas cervejas de março geralmente eram produzidas um pouco mais fortes do que as normais e eram armazenadas frias.

Nessa época, a produção de uma cerveja lager (veja as famílias cervejeiras aqui no blog) levava em média 6 meses, entre o dia da brasagem, o período de fermentação e o longo período de maturação.

As versões atuais desse estilo têm por características o aroma e sabor de malte limpo, rico, com notas de pão, casca de pão, tostado, amargor restrito e um final seco que incentiva outro gole. O álcool não deve ser perceptível, embora a graduação alcoólica varia entre 5,8% vol. a 5,3% vol.
Quando degustamos essa cervejas temos a impressão que o malte é suave, elegante e complexa, com um rico retrogosto que nunca é enjoativo ou pesado, ou seja, uma ótima cerveja para ser degustada durante as festividades da Oktoberfest.

As Märzen também conhecidas como Oktoberfest bier é uma denominação protegida da cerveja produzida por grandes cervejarias dentro dos limites da cidade de Munique para consumo na Oktoberfest. Contudo, na últimas décadas o estilo sofreu algumas mudanças para se adequar ao gosto do consumidor e, claro, ser mais consumida durante a festa. A cerveja servida na Oktoberfest da Alemanha, a partir de 1990, é basicamente a mesma, por todas as cervejarias que dela participam, sendo todas do estilo Festbier, que representa a moderna cerveja alemã servida nos festejos da Oktoberfest.

Essa padronização é definida por um comitê da cidade de Munique, promotora da festa. A cerveja atualmente é mais clara, dourada, ao invés de âmbar, mantendo-se o perfil maltado, que remete a pão, mas sem a complexidade de tostado e com um pouco menos de cor, para deixa-la com uma drinkability mais alta. Mas cuidado, o teor alcoólico continua o mesmo, variando entre 5,8% vol. a 6,8% vol.

Então foi assim que surgiu esse estilo da oktoberfest, até o próximo post. Cheers! Não esqueça de me seguir nas redes sócias @bentocla.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.