Quem sofre com acne sabe como ela pode ser desagradável para a saúde da pele e para a autoestima.
A boa notícia é que manter uma alimentação equilibrada e um intestino saudável, podem auxiliar no controle da inflamação do organismo, refletindo em um melhor controle da acne.
A acne tem uma forte relação com a saúde intestinal, pois um intestino em desequilíbrio não é capaz de absorver completamente os nutrientes ingeridos e nutrir as células da pele.
Nosso intestino possui bactérias ‘boas’ e ‘ruins’ e o equilíbrio entre elas é essencial para o controle do processo inflamatório do corpo.
Uma alimentação anti-inflamatória pode contribuir muito para o controle da inflamação e reduzir o aparecimento de cravos e espinhas.
-Controle a ingestão de industrializados na sua rotina;
-Controle a ingestão de alimentos potencialmente alergênicos como leite, glúten, castanhas e amendoim;
-Tenha uma rotina de exercícios físicos;
-Mantenha bons níveis de vitaminas. Caso necessário, suplemente conforme prescrição de nutricionista e/ou médico.
-Beba a quantidade adequada de água todos os dias, inclusive nos dias mais frios;
-Controle o índice glicêmico das refeições. Para isso, busque auxílio nutricional e um planejamento alimentar específico para o seu caso;
-Inclua fontes de ômega 3 na sua rotina alimentar. Uma boa dica é incluir sementes de linhaça em algumas refeições do dia. Em alguns casos, é necessário aumentar o consumo de ômega através da suplementação, conforme prescrição de nutricionista e/ou médico;
-Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
-Controle o consumo de carboidratos refinados e açúcar;
-Consuma alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, laranja, bergamota, acerola, limão, abacaxi e morango.
Gostou destas dicas? Me siga nas redes sociais @nutridanilauck e me conte seu feedback, ficarei muito feliz em saber sua opinião!
Lembrete: busque sempre um acompanhamento com um profissional adequado para receber orientações individualizadas conforme o seu caso, pois cada indivíduo é único e tem suas necessidades particulares.