Publicidade
Botão de Assistente virtual
TBT – o passado daqui

O entorno da Praça 20 de Setembro

Por Paulo Daniel Spolier

Quinta é dia de TBT na Internet, de resgatar algum momento do passado, e a coluna entra na brincadeira com a ajuda do professor e historiador Paulo Daniel Spolier. Ele chama atenção que, neste recorte de uma foto aérea do Centro da cidade, alguns pontos ficam evidenciados.

Destaque para o desenho dos caminhos de pedra portuguesa da Praça 20 de Setembro, já com o bar instalado; a imponência do solitário edifício Charrua em meio aos sobrados e casas térreas; a arborização dos quintais dessas edificações e, finalmente, o colégio Marista Pio XII, que parece mais próximo do Centro do que hoje, já que só o belo sobrado da esquina da Casemiro de Abreu já existia naquela área, então um trecho afastado da urbanidade central.

Vista da Praça 20 de Setembro, em Novo Hamburgo
Vista da Praça 20 de Setembro, em Novo Hamburgo Foto: Acervo do Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo
Spolier lista as referências que ajudam a identificar a data em que a foto foi feita: em 1959, as obras do Charrua estavam em pleno andamento; a ponte da Casemiro de Abreu foi inaugurada em 61 e, no ano seguinte, as atividades da escola paroquial foram transferidas para o atual prédio do Colégio Pio XII. E o autor? Provavelmente Alceu Feijó.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.