Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Semana Geek

Veja as produções de duas cosplayers da região

Veja uma jovem de Esteio e outra de Taquara que são especializadas em caracterização como personagens de quadrinhos e videogame e até já ganharam prêmios

Por Bruna Mattana
Publicado em: 24.10.2020 às 03:00 Última atualização: 24.10.2020 às 10:01

Ingrid Ledel,cosplayer de Esteio. Personagem: Hakuro Skin Foto: fotos Acervos pessoais
Que tal se transformar no seu personagem preferido? Moradoras da região já fizeram suas escolhas e estão prontas para o Concurso de Cosplay da Semana Geek Sesc, que ocorrerá de 26 a 31 de outubro, nas redes sociais do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS). A designer e cosmaker Ingrid Ledel, 25 anos, de Esteio, conta que faz cosplay desde 2011. "Comecei a me interessar por anime, jogos e surgiu a vontade de me caracterizar como os personagens. Meus pais, no entanto, não me apoiavam muito, por isso minha primeira caracterização foi aos 14 anos. Me vesti de Hatsune Miku de Vocaloid, na época eu tive dinheiro só para a peruca."

Ela ressalta que começou a participar de concursos em 2016, mas sem pretensão. "Foi por incentivo de uma amiga, que hoje mora em Santa Catarina. Graças a ela também iniciei no mundo cosplay, participei de desfiles e apresentações, mas somente em 2019 comecei a me dedicar ao competitivo."

Para o concurso do Sesc ela escolheu a heroína de videogame Hakuro. "É um jogo chinês e cada personagem tem uma mitologia. Eu me identifiquei muito com ela, pois ela passa por um processo de evolução ao longo do jogo, além de ser persistente nos seus objetivos", diz Ingrid, que levou cerca de quatro meses para a produção da vestimenta.

Ela conta que gastou quase mil reais só com o material para produção da roupa. "A confecção foi realizada por mim e pelo meu namorado Henrique, pois já trabalhamos juntos, criando figurinos para todo o Brasil."

Ingrid já recebeu 22 premiações em desfile e apresentações de cosplay. "A mais importante para mim foi a menção de honra como melhor prop (espada) no geeknationbrasil (participei de Hikaru shidou - guerreiras mágicas de Rayearth) e uma das juradas era a Kamui Cosplay, que é referência no mundo cosplay."

Dos quadrinhos

Cosplayer Amanda Pretto, de Taquara. Personagem: Mística Foto: Acervo pessoal
Moradora de Taquara, a streamer Amanda Pretto, 25, incorporou para o concurso a personagem Mística, dos quadrinhos do X-Men da Marvel. "Acho que a diferença entre a fantasia e o cosplay é que no cosplay a gente entra no personagem. Eu deixo de ser a Amanda e passo a ser a Mística. É diferente do que colocar uma fantasia de policial em uma festa, por exemplo."

Amanda começou a fazer cosplay em 2015. "Eu sempre tive esse lado mais artístico, desde criança, sempre gostei de fazer maquiagens loucas e filmes caseiros com meus primos. Eu gosto muito de cantar, de tocar instrumentos e entrei no mundo gamer. Através do jogo eu conheci os eventos de anime, de cosplay da região e me interessei em visitar para conhecer e fazer meu próprio cosplay."

Ela destaca que o cosplay ajudou em sua autoestima. "Eu tenho muita vergonha do meu corpo, pensava que as pessoas iam ficar olhando e rindo de mim com a fantasia, mas é totalmente ao contrário. A grande maioria são pessoas que vão te trazer carinho, reconhecimento."

Ela conta que o primeiro concurso que participou foi ano passado, no Anime Extreme, com a Mística. "Ela foi um desafio para mim, não pela roupa, mas pela questão da pintura corporal. Por isso, acabei deixando a pintura somente para o rosto e pescoço e as demais partes uso tecido."

Usar a lente branca e encontrar um tecido que fica o mais próximo possível da tintura foram desafios na construção da personagem. "Foi o primeiro concurso que participei e entre mais de 40 pessoas fiquei no 14º lugar, o que foi uma vitória para mim."

Super-heróis, games e disputa de xadrez

A Semana Geek Sesc também terá competição virtual de xadrez. As inscrições são gratuitas e haverá premiação para os vencedores. Inscrições em www.sesc-rs.com.br/geek até o dia 27 de outubro para o Xadrez. Para os cosplayers, as inscrições já estão encerradas. A Semana Geek Sesc tem uma programação que vai de bate-papos e oficinas a concursos, com atividades on-line e gratuitas no Facebook (www.facebook.com/sescrs) e YouTube (www.youtube.com/sescrs) do Sesc/RS.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.