Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento DICA DE STREAMING

Animação 'Tarsilinha' homenagea artista plástica modernista

Filme brasileiro inclui as obras de Tarsila do Amaral e resgata um dos pontos altos da arte produzida no País

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 02.07.2022 às 03:00 Última atualização: 02.07.2022 às 18:14

Neste ano é celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida no Brasil em 1922. Esse acontecimento foi idealizado por artistas e intelectuais da época em favor de experimentações e de uma nova linguagem para as artes no País. Não participante de forma direta do evento, mas ícone do período, foi Tarsila do Amaral - uma das artistas plásticas modernistas mais importantes do continente.

Tarsilinha
Tarsilinha Foto: Copyright H2O Films
Pela sua relevância na cultura brasileira, homenagens não faltam a Tarsila, como o longa brasileiro de animação 'Tarsilinha', lançado em março. Produzido pelos mesmos criadores de 'Peixonauta' e 'O Show de Luna', o filme é inspirado na pintora. Na história, a menina de 8 anos Tarsilinha parte para uma aventura a fim recuperar as memórias roubadas de sua mãe e, no caminho - mágico e surreal -, encontra cenários e seres presentes nas obras da artista, como o Abaporu.

Educativo e com uma narrativa um tanto distante do formato das animações que a gurizada está acostumada a assistir, o longa pode parecer cansativo aos pré-adolescentes aficionados em games, por exemplo. Mas a tentativa é válida a pais e professores, pois 'Tarsilinha' resgata um dos pontos altos da arte produzida no Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.