Prêmios gaúchos e internacionais, uma história ambientada na colônia alemã do Rio Grande do Sul e locações em Maratá, Pareci Novo, Harmonia e Bom Princípio. Tudo isto está em 'A Colmeia', filme que acaba de entrar em cartaz.
Trama
No período da Segunda Guerra, quando falar alemão estava proibido no Brasil, em uma casa isolada vive o casal Bertha e Werner, os adultos Kasper, Uli, Lila e os gêmeos adolescentes Christoffer e Mayla. Na residência também mora a empregada Erika. Todos são ou imigrantes ou descendentes.
A ameaça de invasores, doenças e fome batem à porta dos habitantes da casa. Os gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas a enfrentar o bullying escolar e Mayla luta para fugir da colônia. A traição do próprio irmão gêmeo e uma série de agruras levam Mayla a um desfecho sombrio, onde o silêncio e a mentira escondem segredos profundos.
Temas atuais
Para o diretor, o filme aborda temas da contemporaneidade. A trama de 'A Colmeia' é perpassada por diversos subtemas que dialogam com nosso mundo de hoje, mesmo que a história se passe na primeira metade do século passado, aponta Vargas. "Esse jogo de espelhamentos entre uma ficção de época com ares de suspense e a nossa realidade atual está refletido nos 'favos' que permeiam a narrativa. A colmeia que do lado de fora aparenta tranquilidade, mas que ao ser violada torna-se agitada e perigosa", explica.
A preparação dos atores incluiu uma imersão no modo de vida dos colonos alemães. Muitos dos objetos utilizados pelos personagens foram escolhidos pelos próprios intérpretes.
A casa centenária que serve de principal cenário é original do final do século 19. Em estilo típico enxaimel, foi restaurada especialmente para o filme.
O elenco principal de 'A Colmeia' é composto por Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich (Uli), Rafael Franskowiak (Werner), Renata de Lélis (Lila), Samuel Reginatto (Kasper) e Thais Petzhold (Erika).
O diretor Gilson Vargas também coassina o roteiro, juntamente com Diones Camargo e Matheus Borges. Direção de fotografia de Bruno Polidoro e montagem de Gabriela Bervian.
O diretor Gilson Vargas é de Passo Fundo e este é o seu segundo longa-metragem. Ele já assinou também 'Dromedário do Asfalto', coprodução com o Uruguai, em 2014. Formado em jornalismo e com mestrado em Comunicação, ele é professor de roteiro e de direção no curso de cinema da Unisinos.
Discussões
Vargas comenta que 'A Colmeia' envolve vários subtemas, muitos dos quais estão muito presentes no momento atual, outros estão ligados à história regional.
Entre estes assuntos abordados na trama, que o diretor chama de "favos", estão a questão do bullying e o pânico que age sobre as vítimas; o preconceito racial (tanto contra alemães, quanto contra os índios, os chamados "bugres"); machismo; o choque de gerações; a questão da imigração e a visão eurocentrista; a repressão sexual; o isolamento; o medo de contágio; e temas que são tabu, como o incesto e o canibalismo.