Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento CINEMA

Filme gaúcho leva cidades da região para as telas

Entrou em cartaz 'A Colmeia', que conta uma história sombria na colônia alemã

Por Redação
Publicado em: 02.07.2022 às 03:00 Última atualização: 02.07.2022 às 17:49

Prêmios gaúchos e internacionais, uma história ambientada na colônia alemã do Rio Grande do Sul e locações em Maratá, Pareci Novo, Harmonia e Bom Princípio. Tudo isto está em 'A Colmeia', filme que acaba de entrar em cartaz.

Filme 'A Colmeia'
Filme 'A Colmeia' Foto: Bruno Polidoro/Divulgação
Trata-se de um drama psicológico, dirigido pelo gaúcho Gilson Vargas. Foi escolhido melhor longa estrangeiro do Festival Internacional de Zaragoza e ganhou cinco Kikitos na mostra gaúcha do 49º Festival de Cinema de Gramado (direção, ator, fotografia, som e arte).

Trama

No período da Segunda Guerra, quando falar alemão estava proibido no Brasil, em uma casa isolada vive o casal Bertha e Werner, os adultos Kasper, Uli, Lila e os gêmeos adolescentes Christoffer e Mayla. Na residência também mora a empregada Erika. Todos são ou imigrantes ou descendentes.

A ameaça de invasores, doenças e fome batem à porta dos habitantes da casa. Os gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas a enfrentar o bullying escolar e Mayla luta para fugir da colônia. A traição do próprio irmão gêmeo e uma série de agruras levam Mayla a um desfecho sombrio, onde o silêncio e a mentira escondem segredos profundos.

Temas atuais

Para o diretor, o filme aborda temas da contemporaneidade. A trama de 'A Colmeia' é perpassada por diversos subtemas que dialogam com nosso mundo de hoje, mesmo que a história se passe na primeira metade do século passado, aponta Vargas. "Esse jogo de espelhamentos entre uma ficção de época com ares de suspense e a nossa realidade atual está refletido nos 'favos' que permeiam a narrativa. A colmeia que do lado de fora aparenta tranquilidade, mas que ao ser violada torna-se agitada e perigosa", explica.

A preparação dos atores incluiu uma imersão no modo de vida dos colonos alemães. Muitos dos objetos utilizados pelos personagens foram escolhidos pelos próprios intérpretes.

A casa centenária que serve de principal cenário é original do final do século 19. Em estilo típico enxaimel, foi restaurada especialmente para o filme.

Subtemas abordam medos atuais

O elenco principal de 'A Colmeia' é composto por Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich (Uli), Rafael Franskowiak (Werner), Renata de Lélis (Lila), Samuel Reginatto (Kasper) e Thais Petzhold (Erika).

O diretor Gilson Vargas também coassina o roteiro, juntamente com Diones Camargo e Matheus Borges. Direção de fotografia de Bruno Polidoro e montagem de Gabriela Bervian.

O diretor Gilson Vargas é de Passo Fundo e este é o seu segundo longa-metragem. Ele já assinou também 'Dromedário do Asfalto', coprodução com o Uruguai, em 2014. Formado em jornalismo e com mestrado em Comunicação, ele é professor de roteiro e de direção no curso de cinema da Unisinos.

Discussões

Vargas comenta que 'A Colmeia' envolve vários subtemas, muitos dos quais estão muito presentes no momento atual, outros estão ligados à história regional.

Entre estes assuntos abordados na trama, que o diretor chama de "favos", estão a questão do bullying e o pânico que age sobre as vítimas; o preconceito racial (tanto contra alemães, quanto contra os índios, os chamados "bugres"); machismo; o choque de gerações; a questão da imigração e a visão eurocentrista; a repressão sexual; o isolamento; o medo de contágio; e temas que são tabu, como o incesto e o canibalismo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.