Publicidade
Cotidiano | Entretenimento QUADRINHOS

Vingadores e X-Men estão de aniversário. Tente adivinhar a idade

Tanto os Vingadores quanto os X-Men foram lançados em setembro, criados por Stan Lee com arte de Jack Kirby

Publicado em: 15.09.2023 às 03:00 Última atualização: 15.09.2023 às 10:04

Dois supergrupos dos quadrinhos da editora Marvel acabam de ficar sexagenários. Foi em setembro de 1963 que começaram a ser publicadas nos Estados Unidos duas revistas da editora dedicadas a coletivos de super-heróis. Avengers trazia as aventuras dos Vingadores.

X-Men trazia as aventuras do grupo homônimo de mutantes.


Vingadores, em arte do criador Jack Kirby | Jornal NH
Vingadores, em arte do criador Jack Kirby Foto: Jack Kirby

Nos dois casos, o desenhista e o argumentista eram os mesmos. Tanto os Vingadores quanto os X-Men, na primeira fase, eram escritos por Stan Lee, com arte de Jack Kirby. A dupla, por sinal, é uma das mais famosas da história dos quadrinhos norte-americanos.

Históricos


Publicidade
As duas revistas seguiam o sucesso de um grupo anterior de super-heróis da Marvel, o Quarteto Fantástico, que havia sido lançado em novembro de 1961 e marca uma espécie de nascimento da fase de ouro da Marvel. A dupla de criadores era a mesma.

No caso dos Vingadores, o supergrupo era uma reunião de personagens da Marvel, como Hulk, Capitão América, Thor e Homem de Ferro. Seguia um modelo que já havia sido adotado pela rival DC Comics ainda nos anos 1940, com a Sociedade da Justiça, predecessora da Liga da Justiça, igualmente uma reunião de super-heróis individualmente famosos.

No caso dos Vingadores, alguns poucos personagens haviam sido criados especialmente, como o Gavião Arqueiro e o Homem-Formiga.


X-Men, também no traço de Jack Kirby | Jornal NH
X-Men, também no traço de Jack Kirby Foto: Jack Kirby

Já no caso dos X-Men, a proposta era diferente. Todos os personagens foram criados junto com o grupo, como já havia acontecido com o Quarteto Fantástico.

Os Vingadores tiveram evolução editorial mais próspera, com publicação contínua e, inclusive, originando spin-offs e edições especiais. Os X-Men tiveram altos e baixos e chegaram a ter a produção de histórias originais interrompida em 1969. Mais tarde, o grupo foi retomado como Novos X-Men, que viriam a ser a fase mais conhecida dos fãs, depois até levada para as telas de cinema.

Galeria de famosos

Ao longo destes 60 anos, tanto os Vingadores quanto os X-Men reuniram alguns dos principais argumentistas e desenhistas dos quadrinhos norte-americanos. Passaram pelos Vingadores algumas lendas com John Buscema, Sal Buscema e George Perez. Os X-Men passaram por alguns dos principais escritores da Marvel, como Roy Thomas e Chris Claremont. Os desenhistas dos X-Men incluíram grandes nomes da editora como Dave Cockrum e, principalmente, John Byrne, responsável por uma das principais fases dos personagens. 

Carreira nos cinemas a partir de 2000


O primeiro filme dos Vingadores, em 2012 | Jornal NH
O primeiro filme dos Vingadores, em 2012 Foto: Reprodução

Hoje os Vingadores são amplamente conhecidos mesmo por pessoas que não gostem de quadrinhos ou sequer de cinema. Isso por conta das superproduções com o grupo, que formam grandes arcos narrativos incluindo mais de um filme. O primeiro blockbuster do grupo foi em 2012, já dentro do chamado MCU, o universo cinemático da Marvel.

Não foi a primeira adaptação multimídia dos Vingadores. Com outro nome, eles já apareceram em desenho animado em 1966, no programa "Marvel Super Heroes", que trazia animações de Namor, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk e, inclusive, alguns episódios do grupo que reunia os principais heróis. Até os anos 2000 houve outras animações.

Já os X-Men foram, no cinema, o primeiro filme que verdadeiramente inaugurou a febre dos super-heróis, com o título de Bryan Singer de 2000 que incluía Hugh Jackman como Wolverine. A produção era da Fox. Agora, o grupo está para ser integrado ao MCU da Disney/Marvel.


X-Men abriram o gênero com um filme de 2000 | Jornal NH
X-Men abriram o gênero com um filme de 2000 Foto: Divulgação

André Moraes

Entre em contato com
André Moraes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual