Publicidade
Cotidiano | Gourmet Anonymus

Anonymus: o genuíno Bacalhau à Gomes de Sá

Veja a receita do prato tradicional português

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 15.08.2020 às 03:00 Última atualização: 15.08.2020 às 10:08

Bacalhau Gomes de Sá Foto: Adobe Stock
Esta é a verdadeira receita de bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, o Sr. Gomes de Sá, que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto. Oficialmente, em Portugal, é um clássico de Natal. Mas, aqui no Brasil, qualquer dia é dia para essa delícia.

Nesta época de pandemia, aí está uma receita ótima de preparar para animar um fim de semana. É fácil e, como tem ótimo rendimento (4 porções), termina sendo de custo bem acessível.

Aconselho que seja feita na véspera a operação de infusão do bacalhau em leite quente, para que se torne mais rápida a preparação do prato no dia em que será servido. Um bom vinho tinto é a pedida para acompanhar.

Ingredientes

500g de batatas / 500g de
bacalhau / cebola / 1 folha de louro / 2 ovos / azeite / azeitonas pretas / alho, salsa, sal e pimenta

Modo de preparo

1ª etapa / Coloque o bacalhau de molho em água fervida. Cubra o recipiente com um pano e deixe ficar assim durante 20 minutos.

2ª etapa / Escorra o bacalhau, retire as peles e as espinhas e corte-o em lascas. Ponha-as em um recipiente fundo, cobrindo-as com leite bem quente e deixando em infusão por até 3 horas.

3ª etapa / No dia seguinte, pique o dente de alho e corte as cebolas em rodelas. Leve para cozinhar ligeiramente com um pouco de azeite. Inclua as batatas descascadas e cortadas em rodelas.

4ª etapa / Junte o bacalhau, mexa tudo bem rápido, mas sem deixar refogar. Tempere com sal e pimenta.

5ª etapa / Ajeite imediatamente numa bandeja de metal e leve ao forno bem quente durante 10 minutos.

6ª etapa / Sirva polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas.



Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.