Publicidade
Cotidiano | Gourmet Gastronomia

Frango à Marengo, uma receita para Napoleão Bonaparte

Prato foi criado pelo chef Dunand logo depois da vitória dos franceses sobre os austríacos no Norte da Itália

Publicado em: 29.08.2020 às 19:00

Frango refogado Foto: Adobe Stock
Esta é uma livre interpretação da receita clássica criada e preparada pelo chef Dunand, por exigência de Napoleão Bonaparte, na cozinha de campanha, logo depois da vitória dos franceses sobre os austríacos no Norte da Itália.

O general Desaix, quando tudo parecia perdido e à frente de uma brigada improvisada, numa das cargas de cavalaria mais espetaculares da história, virou o jogo na Batalha de Marengo, permitindo que Napoleão Bonaparte, com 28 mil soldados, derrotasse 40 mil austríacos. Nessa batalha, o general Desaix morreu em combate. Em homenagem a ele, Napoleão exigiu o banquete.

Ingredientes

1 frango / 1 garrafa de vinho branco / 3 tomates picados / 100g de bacon picado / 400g de cogumelos frescos cortados ao meio / 3 dentes de alho / sal

Modo de preparo

1ª etapa / Corte o frango em partes, que devem ser bem temperadas com sal e um dente de alho esmagado para ser esfregado em todos os pedaços.

2ª etapa / Deixe descansar no vinho branco. Reserve esse vinho. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo e frite-os com bacon numa caçarola quente com óleo.

3ª etapa / Quando dourar, junte o restante do alho e os tomates picados. Vá acrescentando o vinho. Deixe cozinhar por meia hora até reduzir o molho.

4ª etapa / Quando estiver quase pronto, acrescente os cogumelos frescos, que não devem cozinhar por mais de 10 minutos. Acompanham batatas que podem ser cozidas no próprio molho do frango.

Dica: você pode utilizar as práticas bandejinhas de supermercado, com pedaços selecionados. Escolha as de sobrecoxa, que são as melhores, ou as de peito.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.