Publicidade
Cotidiano | Gourmet Anonymus

Anonymus: Cuca cremosa de chocolate

Veja receita deliciosa do Anonymus Gourmet

Publicado em: 24.10.2020 às 03:00 Última atualização: 24.10.2020 às 10:55

Cuca de chocolate para o seu fim de semana Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
Gay Talese, um dos maiores escritores norte-americanos, que além de tudo é um gourmet refinado, diz com modéstia: "Escrevo textos com facilidade comparável à de um paciente que expele pedra dos rins". Depois de horas nesse suplício, diariamente, sem domingos, ele tem encontrado distração jantando fora em restaurantes movimentados que, não por acaso, são cenários centrais de seus livros. Diz ele que bares e restaurantes são "palcos de tramas e improvisações, de encontros românticos e relacionamentos ilícitos", onde rolam vinhos de sonho guarnecendo filés, camarões e aves irretocáveis. Nessas incursões cotidianas, Talese acredita ter descoberto os ingredientes secretos de todos os bares e restaurantes: "Esperança, confiança e otimismo." Esperança de que as pessoas gostem do que é servido. Confiança em que reconheçam o trabalho e paguem a conta. Otimismo de supor que o investimento seja compensador ao dono do estabelecimento e ao cliente que paga a conta. Nossa receita desta semana é um prato compensador.

Ingredientes

Para o recheio / 400ml de leite / 2 colheres de sopa de amido de milho / 1 lata de leite condensado / 5 colheres de sopa de cacau em pó / 100g de chocolate em barra / 1 caixa de creme de leite

Para a farofa / 2 xícaras de farinha de trigo / 1 ovo / 1 colher de sopa de fermento químico / 3 colheres de sopa de manteiga derretida / 1 e 1/2 xícara de açúcar


Modo de preparo

1ª etapa / Em uma panela, misture o leite e o amido de milho até ficar bem homogêneo com o fogo ainda desligado. Após, acrescente o leite condensado, o cacau em pó e o chocolate em barra picado.

2ª etapa / Mexa em fogo médio até o recheio engrossar. Desligue o fogo, aguarde uns minutinhos e acrescente o creme de leite. Misture até o creme ficar homogêneo. Reserve.

3ª etapa / Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o ovo, o fermento, a manteiga derretida e o açúcar. Misture com a mão até formar a farofa.

4ª etapa / No refratário untado e enfarinhado, que possa ir ao forno, distribua no fundo metade da farofa. Despeje o recheio já frio e cubra com o restante da farofa.

5ª etapa / Para enfeitar, a dica do Anonymus é colocar pedaços ou gotas de chocolate por cima da farofa antes de levar ao forno.

6ª etapa / Com a cuca montada, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos a 180° C. Após esfriar, leve à geladeira e sirva gelado!


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.