Notícias | Eleições 2020 Tecnologia

Saiba como funciona o e-Título

Aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consiste na via digital do título eleitoral, passa a ter foto 3x4 e pode ser usado como documento oficial para votar

Publicado em: 24.10.2020 às 07:00 Última atualização: 24.10.2020 às 18:49

App disponível nas lojas on-line Google Play e App Store Foto: Divulgação

Todos os brasileiros que realizaram o cadastramento biométrico poderão contar com uma importante ferramenta nas Eleições Municipais 2020, em 15 de novembro: o e-Título. O aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consiste na via digital do título eleitoral e poderá ser usado como documento oficial no próximo pleito. A finalidade é facilitar a vida das pessoas, possibilitando emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis a qualquer momento. Também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. Além disso, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral em 15 de novembro poderá utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição e no horário das 7 às 17 horas.

Recentemente, a novidade passou por novas atualizações. A principal alteração é que o app passa a mostrar a foto 3x4, permitindo que o eleitor apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. O TSE recomenda que seja baixado com a maior antecedência possível ao dia das eleições. Com mais tempo para utilizar a interface do aplicativo, o eleitor estará mais seguro e apto para usá-lo no dia da votação.

Entretanto, nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as certidões também podem ser obtidas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral. O app, no entanto, busca tornar esses e outros serviços mais ágeis, ampliando o acesso por parte da população.

No próximo dia 15, 147.918.483 brasileiros poderão participar das eleições, número 2,66% superior ao de 2016. Não foram consideradas as bases de dados do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não haverá pleito em novembro, além dos residentes no exterior, que só votam nas eleições gerais.

Como baixar o aplicativo

O aplicativo deve ser baixado nas lojas on-line Google Play e App Store.

O documento digital, porém, exigirá a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do usuário menos fluida, elas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor, justifica o TSE. Mais de dois milhões de eleitores já baixaram o e-Título, 60 mil dos quais têm acessado o documento diariamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual