Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

Eduardo Leite lidera corrida pelo governo do RS com 38%; Onyx tem 26% e Edgar Pretto 10%

Ipec divulgou nesta sexta-feira o resultado da terceira pesquisa de intenção de votos dos gaúchos para o pleito de 2 de outubro

Por Redação
Publicado em: 16.09.2022 às 21:18 Última atualização: 16.09.2022 às 21:56

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (16) aponta que o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera as intenções de votos para o Palácio Piratini com 38%, seguido do ex-ministro Onyx Lorenzoni, com 26%. Na terceira posição aparece o candidato Edgar Pretto (PT) com 10%. O primeiro turno da eleição acontece dia 2 de outubro. 

Grupo Sinos promove debate entre candidatos a governador do Rio Grande do Sul
Grupo Sinos promove debate entre candidatos a governador do Rio Grande do Sul Foto: Diego da Rosa/GES
Comparado ao levantamento anterior, Leite registrou a mesma porcentagem de intenção de votos dos gaúchos, enquanto Onyx aumentou dois pontos e Pretto diminuiu um. Votos brancos e nulos foram de 5%, dois a menos que antes. E não sabe ou não respondeu se manteve em 9% dos entrevistados.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Nesse sentido, Luiz Carlos Heinze (PP), com 4%, aparece empatado no limite da margem com o candidato Pretto.

O senador Heinze também está empatado dentro da margem de erro com Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC), com 2% cada um. Além de Rejane Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Carlos Messalla (PCB), todos com 1% das intenções de votos, cada.

Conforme o Ipec, a candidatura de Cesar Augusto (PCO) foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral após o registro de pesquisa e por isso não aparece na pesquisa que ouviu 1.200 gaúchos entre os dias 13 e 15 de setembro em 65 cidades do Estado.

O levantamento foi contratado pelo Grupo RBS Participações S.A e registrado no TSE sob o número BR-00161/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-04310/2022.

2º Turno

Para o eventual segundo turno entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni, o novo levantamento do Ipec mostro os mesmos números da pesquisa divulgada em 2 de setembro, onde o candidato tucano aparece com 49% contra 35% do opositor.

O instituto usou como critério para definição da simulação os candidatos que apareciam com dois dígitos na intenção de votos do começo do mês. Brancos e nulos teve 8%, dois a menos que na versão anterior. Não sabe e não respondeu também teve 8%, dois a mais que antes.

*Com informações do Portal G1.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual