Publicidade
Eleições DIGITAL

Mais de 690 mil eleitores do RS poderão usar a biometria nas eleições 2022

Mesmo sem ter feito o cadastro na Justiça Eleitoral, alguns cidadãos terão a opção de usar a digital na hora da votação

Por Redação
Publicado em: 24.09.2022 às 15:48 Última atualização: 24.09.2022 às 15:49

Com o objetivo de modernizar o processo de votação, a Justiça Eleitoral, em parceria com entidades públicas, importou os dados biométricos de 696.754 eleitores do Rio Grande do Sul. Dessa forma, mesmo sem ter feito o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral, alguns cidadãos poderão usar a digital na hora da votação.

Mais de 690 mil eleitores do RS poderão usar a biometria nas eleições 2022
Mais de 690 mil eleitores do RS poderão usar a biometria nas eleições 2022 Foto: Agência Brasil


Quem atualizou a carteira de motorista ou a carteira de identidade recentemente estará com a biometria cadastrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso da digital é uma forma de aumentar a segurança na hora do voto, garantindo que o eleitor é ele mesmo.

Em todo o Brasil, seis entidades públicas compartilham dados com a Justiça Eleitoral. Pelas parcerias, as digitais de mais 9,8 milhões de pessoas poderão ser validadas durante as Eleições 2022.

O objetivo da Justiça Eleitoral com a importação da biometria é facilitar a vida dos brasileiros, evitando a burocracia e dando mais comodidade ao eleitorado, uma vez que a medida dispensará o deslocamento da pessoa para uma nova coleta de dados.

Validação

É importante ressaltar que os dados repassados pelos órgãos conveniados precisam ser validados pela Justiça Eleitoral no momento da identificação para votar. Isso acontece quando o eleitor, ao comparecer na respectiva seção eleitoral no dia da votação, usa a biometria para se identificar antes de digitar o voto.

Desde a eleição de 2018, cerca de 5 milhões de registros foram aproveitados para fins eleitorais e, no pleito de outubro, esse número poderá chegar a quase 15 milhões, caso esses novos dados sejam validados.

Atualmente, não está sendo realizado cadastramento biométrico nos Cartórios Eleitorais, o qual deverá ser retomado depois das Eleições 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual