Publicidade
Eleições VEJA FOTOS

Eleitores movimentam municípios da região no dia do pleito

Apesar do clima tranquilo na maior parte das cidades, população enfrenta filas; confirma mais informações

Por Redação
Publicado em: 02.10.2022 às 14:17 Última atualização: 02.10.2022 às 16:54

Neste domingo (2) a população brasileira vai às urnas para votar em presidente, governador(a), senador(a), deputado estadual e federal. Confira abaixo como está sendo o primeiro turno nas cidades da região: 


Campo Bom

Na cidade, chefe de cartório eleitoral, Sérgio Murilo Amaral, informou que a votação transcorreu normalmente pela parte da manhã. Logo no início do dia houve troca de urna, na seção 155, na escola Tiradentes. Ele explica que houve defeito de inicialização. 

Perto do meio-dia houve lotação em alguns colégios eleitorais da cidade. Na Escola Rui Barbosa, bairro Metzler, em 3 das 8 seções, eleitores relataram espera de quase uma hora na fila. Foi possível observar alguns eleitores que deixavam o local de votação sem votar. Alguns afirmaram que retornariam no período da tarde participar do pleito

Novo Hamburgo

O período da manhã foi tranquilo no Município. O que chamou a atenção da população foi a limpeza próximo aos colégios eleitorais – o que não se repete em outras cidades.

No período da tarde, os colégios eleitorais de Novo Hamburgo registraram movimento, mas as filas são menores do que as registradas por volta do meio-dia. No Colégio Estadual 25 de Julho, no bairro Rio Branco, a votação ocorre no ginásio e houve pouca espera no começo da tarde. Não havia sido registrado nenhum problema em seção eleitoral. Na Escola Municipal Eugenio Nelson Ritzel, no bairro Dihel, há movimentação de eleitores e algumas seções com filas maiores, mas também com espera menor do que a registrada pela manhã e na hora do almoço.

A Escola Estadual Borges de Medeiros, no Rondônia, segue o mesmo ritmo. Pela manhã, alguns eleitores chegaram a ficar pouco mais de uma hora na fila e no começo da tarde, mesmo com a presença de muitos eleitores, a espera, de modo geral, era de minutos. Na escola do Rondônia foi preciso alterar duas seções de lugar para facilitar a acessibilidade já que elas estavam na parte dos fundos da escola e o acesso ocorria apenas por uma escada. Não foram registrados problemas entre eleitores e nem nas urnas eletrônicas.

São Leopoldo

A movimentação foi intensa desde os primeiros minutos de votação no maior colégio eleitoral, a Escola Amadeo Rossi, no bairro Santa Tereza. Em boa parte da manhã, havia filas em quase todas as 17 seções do local, onde 6.322 cidadãos estão aptos a votar no total.

Muitas pessoas também durante toda a manhã, na Escola Paulo Beck, no bairro Vicentina, onde votou o vice-cacique da aldeia indígena leopoldense Por Fi Ga, Antônio dos Santos. “O povo brasileiro tem que ajudar a votar em administradores que busquem olhar pra todo mundo de igual pra igual. O interessante é que ninguém pode ser tratado diferente. Seja negro, índio, branco, é o povo brasileiro e tem que ser respeitado”.

Na Escola Técnica Frederico Schmidt, no Centro, que assumiu as 12 seções eleitorais do Instituto Pedro Schneider, o Pedrinho, interditado para obras, a movimentação foi mais tranquila, apesar de algumas seções registrarem filas.

Sapucaia do Sul

Muitas pessoas preferiram votar já pela manhã. No Colégio Ulbra São Lucas, no bairro Vargas, as salas das seções ficavam próximas uma das outras, com isso, as filas pareciam se confundir e o corredor foi tomado de eleitores.

Esteio

O Cartório Eleitoral confirmou que, apesar de muitos eleitores nos colégios, não houve ocorrências ou incidentes na manhã deste domingo.

Carlos Antônio Ferreira Machado, chefe do cartório da 131ª zona eleitoral, que abrange Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, também avalia como tranquilo. Nas 235 seções, com mais de 82 mil eleitores, conta que não teve propaganda eleitoral, teve uma troca de urna em Sapiranga, mas foi feita a substituição dentro da programação do processo eleitoral. "Esperamos que continue assim, com um dia tranquilo", complementou.

Canoas

Filas e muitas reclamações marcam o fim da manhã de votação. No maior colégio eleitoral da cidade, a Escola Estadual Bento Gonçalves, a maioria dos eleitores parece ter deixado para votar próximo ao meio-dia. Houve falta de mesários em várias sessões, o que tornou mais lento o atendimento. 

Ivoti, Estância Velha, Lindolfo Collor e Presidente Lucena

Cidades não tiveram maiores problemas no período da manhã. O chefe substituto do cartório, José Eduardo Marques, conta que apenas duas situações foram registradas. Em Ivoti, na escola Bom Jardim, a fila ficou lenta porque o equipamento de biometria apresentou problema e se analisava a necessidade ou não de substituição e em Estância Velha, a urna da seção 160 precisou ser substituída.

Gramado e Canela

Região das Hortênsias não teve registro até as 14 horas deste domingo de ocorrências em virtude das eleições, conforme a Brigada Militar. Apesar de denúncias terem sido efetuadas, os policiais militares, após irem até os locais, verificaram que não houve efetivação de crimes eleitorais.

Início desta tarde de domingo registra movimento intenso de eleitores chegando no Expogramado, considerado maior colégio eleitoral de Gramado, onde conta com 10 seções. São cerca de 3,5 mil pessoas que passarão pelo centro de eventos da cidade da Serra. Enquanto algumas das seções não possuíam filas para votação, outras possuíam dezenas de pessoas aguardando, sendo necessário esperar por cerca de 10 minutos para fazer o registro nas urnas.

Até as 17 horas

A votação ocorre até as 17 horas deste domingo, por isso relembre o que você precisa saber para votar, saiba onde há passe livre no transporte público e fique por dentro de todas as informações em tempo real.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual