Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

RS tem mais de 50 eleitores presos no domingo de votação

De acordo com boletim da SSP, os registros são de boca de urna, uso de celular em cabine, desordem e lesão corporal

Por Redação
Publicado em: 02.10.2022 às 22:54 Última atualização: 03.10.2022 às 18:06

O Rio Grande do Sul teve mais de 50 eleitores presos neste domingo (2). Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, até as 17 horas, pelo menos, 52 pessoas haviam cometido crimes eleitorais. Entre as prisões, 41 foram por boca de urna, três por desordem, uma por lesão corporal e duas por uso de celular em cabine de votação. Além disso, um menor de idade também foi apreendido. 

Homem foi preso por boca de urna em Gramado neste domingo (2)
Homem foi preso por boca de urna em Gramado neste domingo (2) Foto: Brigada Militar
Conforme a SSP, até o momento do último boletim divulgado, não havia informações sobre as prisões por uso de telefone celular em cabines, pois os casos são investigados pela Polícia Federal. Ainda conforme o relatório de segurança, houve registros de crimes contra candidatos.

No Brasil, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, até as 16h22, o País havia registrado 307 prisões. Foram 939 crimes eleitorais na votação deste domingo, sendo 233 ocorrências por boca de urna, 149 por compra de voto ou corrupção eleitoral e 33 por tentativas de violação ao direito do voto.

Além disso, houve 40 casos de transporte irregular de eleitores, dez crimes comuns nos locais de votação e 64 crimes contra candidatos. 

Casos na região

Em Canoas, um homem foi preso ainda no período da manhã nas proximidades da Escola Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. De acordo com a Brigada Militar (BM), ele distribuía material de campanha de dois candidatos no momento em que foi abordado.

Em Gramado, a prisão aconteceu durante a tarde, por volta das 15h15, na Zona Eleitoral da Escola Davi Canabarro, no bairro Jardim. O suspeito, de 45 anos, foi abordado e identificado. Ele estava parado na frente da escola entregando santinhos.

No veículo do homem, um GM Cruze, cor branca, com placas de Gramado, várias propagandas de candidatos foram encontradas.

Já em Rolante, a BM abordou um carro Monza que estaria distribuindo panfletos de candidatos por volta das 10 horas na Rua Theodoro Schierholt, no bairro Picadylli. Na abordagem, um homem de 38 anos que estava no banco do caroneiro admitiu a autoria e assinou um termo circunstanciado. Por volta da 11 horas, na Avenida Getulio Vargas, foram recolhidos banners. Já na parte da tarde, por volta das 16h30, os policiais apreenderam outros 14 banners de candidatos na RS-239, sem identificação de quem os espalhou pela via. Houve ainda um registro de prisão em São Sebastião do Caí.

Confira a lista completa de cidades com prisões:

Capão da Canoa
Porto Alegre
Canoas
Guaíba
Pelotas
Uruguaiana
Santana do Livramento
Guaporé
São Sebastião do Caí
Coronel Bicaco
Lagoa Vermelha
Sobradinho
São Lourenço do Sul
Viamão
Alvorada
Caxias do Sul
Torres
Gramado
Passo Fundo
Roque Gonzales
Bento Gonçalves
Cerro Grande
Rolante

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual