Publicidade
Eleições NOVO HAMBURGO

Veja como votaram os eleitores na maioria das seções da Fundação Liberato

Em cinco das oito seções instaladas na instituição de Novo Hamburgo, ficaram à frente Jair Bolsonaro (PL) e os candidatos que apoiam o presidente

Por Eduardo Amaral e Júlia Taube
Publicado em: 02.10.2022 às 19:12 Última atualização: 02.10.2022 às 19:17

Eleitores de cinco, das oito seções eleitorais da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, escolheram candidaturas bolsonaristas. A instituição tem uma das maiores seções do Município do Vale do Sinos. O total de pessoas aptas a votar no local é de 3,5 mil.

Pela maioria das urnas da escola, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, foi o mais votado, o que refletiu diretamente nas outras escolhas, já que o atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), foi o preferido entre os concorrente ao Senado, e Onyx Lorenzoni (PL), entre os que concorrem ao governo do Estado.

Votação bolsonarista foi destaque no Liberato
Votação bolsonarista foi destaque no Liberato Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A reportagem do Grupo Sinos teve acesso somente a cinco boletins de urnas na fundação. Delas, Bolsonaro recebeu um total de 1.024 votos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo mais votado, com 532 votos. Simone Tebet (MDB) foi a terceira, com 81 votos, deixando Ciro Gomes (PDT) para trás, com 50 votos.

A tendência bolsonarista do local de votação se manteve nos outros cargos, com Onyx recebendo 790 votos, seguido pelo ex-governador, que busca a reeleição, Eduardo Leite (PSDB), com 460. Edegar Pretto (PT) foi o terceiro mais votado com 177 votos.

Na disputa pelo Senado, o beneficiado foi o atual vice-presidente Mourão, que recebeu 878 votos, seguido por Olívio Dutra (PT), 407, logo em seguida veio Ana Amélia Lemos (PSD), que recebeu 266 votos. Comandante Nádia (PP), que saiu da disputa na quinta-feira (29), também foi votada, recebendo um total de 18 votos, que serão invalidados. 

Bolsonarismo influência no Legislativo

A preferência bolsonarista se refletiu também no voto legislativo, com os irmãos Zucco os preferidos entre os concorrentes a deputado estadual e federal. Delegado Zucco (Republicanos), que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, recebeu 187 votos, enquanto o Tenente Coronel Zucco, do mesmo partido, teve 197 votos na disputa à Câmara Federal. Além de terem ligação com a cidade, os dois postulantes aos cargos legislativos também são conhecidos pelo alinhamento com o presidente.

Filas pela manhã, tranquilidade à tarde

O movimento intenso na Liberato foi registrado pela manhã, com filas que passaram de uma hora. Já durante a tarde, o movimento foi bastante tranquilo, sem registro de filas nem necessidade de distribuição de fichas para eleitores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual