Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

Veja onde os candidatos à Presidência votaram neste domingo

Saiba como foi a votação e o que disseram os candidatos após deixar a zona eleitoral

Por Redação
Publicado em: 02.10.2022 às 16:52 Última atualização: 02.10.2022 às 17:34

Ciro

O candidato Ciro Gomes (PDT) votou às 10h52 na Secretaria de Saúde do Ceará, em Fortaleza (CE). Gomes estava acompanhado pela família, apoiadores e o candidato a governador do Ceará, Roberto Cláudio (PDT). Em coletiva a jornalistas após a votação, o pedetista indicou a possibilidade de não disputar novos pleitos caso perca a eleição deste domingo (02).

Ciro votou em Fortaleza
Ciro votou em Fortaleza Foto: Reprodução/Redes Sociais

"Eu pretendo parar por aqui. Se eu ganhar, quero trocar a minha reeleição pela reforma que o Brasil precisa ter e que foi jogada na lata do lixo em nome de projetos de poder trágicos para o país. Se eu não vencer, quero ajudar a juventude a pensar as coisas sem a suspeição de uma candidatura.", afirmou.

"Essas coisas podem mudar, mas dei minha vida inteira à causa do povo brasileiro e chego sem nunca ter sido denunciado por corrupção", disse. "Talvez esteja na hora de eu cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos", completou.

Eymael 

O candidato a presidente pela Democracia Cristã (DC), Constituinte Eymael, votou neste domingo (2) por volta das 11h na Escola Palmares, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. O presidenciável não falou com a imprensa, após votar. Eymael chegou para a votação acompanhado de assessores. Ele vai esperar a apuração dos votos na sede do partido na capital paulista.

Felipe D'Ávila 

O candidato a presidente pelo partido Novo, Felipe D’Avila, votou por volta das 9h30 deste domingo (2), no Colégio Mater Dei, no Jardim Paulista, na cidade de São Paulo. Ele acompanhará a apuração dos votos em sua residência, na capital paulista.Acompanhado de correligionários, ele disse que sua expectativa é que as pessoas votem de forma consciente neste primeiro turno das eleições gerais.

Felipe D'Ávila votou em São Paulo
Felipe D'Ávila votou em São Paulo Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Nosso próximo passo é estar na luta pela liberdade e pela democracia, fazendo uma oposição responsável. Significa apoiar projetos, não importa qual partido político, qual presidente da República, que apresentar projetos de modernização do Estado e, ao mesmo tempo, se colocar na resistência aos populistas que sempre querem, mais uma vez, denegrir as instituições democráticas”, disse o presidenciável.

Jair Bolsonaro

O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, votou na manhã deste domingo (2), na cidade do Rio de Janeiro. Ele chegou por volta das 8h50 na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na zona oeste. Acompanhado de políticos aliados, ele falou com a imprensa na chegada e na saída do local de votação, onde ele permaneceu por cerca de cinco minutos.

Bolsonaro votou no Rio de Janeiro
Bolsonaro votou no Rio de Janeiro Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

Bolsonaro disse que eleições limpas têm que ser respeitadas e que confia em sua vitória no primeiro turno."A expectativa é de vitória hoje, tendo em vista o que fizemos num momento difícil da nação, bem como nesses 45 dias. Fui, em praticamente todos os estados do Brasil, muito bem recebido. Eleições limpas, sem problema. Que vença o melhor", disse.

Lula 

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou por volta das 9 horas na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, seu berço político para votar.Líder nas pesquisas de intenção de voto e em busca de liquidar a eleição já neste primeiro turno, Lula está acompanhado da esposa, a socióloga Janja, do vice, Geraldo Alckmin (PSB), de seus candidatos a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a senador, Márcio França (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Lula em São Bernardo do Campo
Lula em São Bernardo do Campo Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após votar, Lula concederá coletiva de imprensa. Às 17 horas, acompanhará a apuração dos votos em um hotel na região central da capital paulista e, à noite, participa de ato na Avenida Paulista, independentemente do resultado do pleito. 

Padre Kelmon 

O candidato à Presidência pelo PTB, Padre Kelmon, votou por volta das 8h25 na Escola Adroaldo Ribeiro Costa, no bairro Cabula, em Salvador.Kelmon foi indicado pelo partido após o ex-deputado Roberto Jefferson ter a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Ao chegar ao local de votação, o candidato falou com a imprensa.

“Somos um país cristão. Defendemos a vida e valores. Somos todos irmãos. Se somos uma nação cristã, quem nos inspira? Jesus de Nazaré. Por isso, nós, preto, branco, índio, mulato, somos todos irmãos. Temos que viver essa irmandade neste amor que nasce no coração de Deus”, disse.

Simone Tebet

A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) votou na manhã deste domingo (2), na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A candidata deverá viajar para o Estado de São Paulo para acompanhar votos de seus aliados políticos. 

Simone Tebet votou em Campo Grande
Simone Tebet votou em Campo Grande Foto: Reprodução/Redes Sociais

Simone deve acompanhar o voto do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Mais tarde, às 15h30, acompanhará o voto de sua vice na chapa, a senadora Mara Gabrilli (PSDB), que votará em uma unidade da Universidade Paulista (Unip) no bairro do Paraíso, em São Paulo.

Após o encerramento da votação, a emedebista se recolherá para aguardar a apuração dos resultados e, posteriormente, concederá entrevista coletiva no comitê de campanha na capital paulista.

Sofia Manzano

A candidata à Presidência da República pelo PCB, Sofia Manzano, votou na tarde deste domingo (2) em Vitória da Conquista, na Bahia. Na avaliação da candidata, a campanha pautou as questões mais urgentes da classe trabalhadora, "sem perder de vista a estratégia socialista". As propostas da candidata estão divididas em duas grandes áreas: programa emergencial, que reúne “reivindicações imediatas da classe trabalhadora na luta contra a ofensiva burguesa”; e o programa da revolução brasileira, com propostas de reorganização da economia.

Soraya Thronicke 

A candidata do União Brasil à Presidência da República, Soraya Thronicke, votou no final da manhã deste domingo (2) na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A candidata disse que, considerando o relevante projeto de governo de seu partido, seria “omissão ou covardia” não participar das atuais eleições presidenciais.

“Hoje é a festa da democracia. Ainda acredito que vivamos em uma democracia, e que saibamos discutir política com urbanidade e com respeito, porque quem não tem argumentos grita; quem não entende nada, grita. Não precisamos gritar e desrespeitar os outros para tratarmos de política”, disse a candidata ao chegar em seu colégio eleitoral.

Perguntada sobre a possibilidade de seu partido apoiar outro candidato no segundo turno, Soraya disse que “nem nos bastidores o partido conversa sobre o amanhã”, e que o grupo tem um projeto de governo que carrega as mesmas bandeiras desde 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual