Publicidade
Eleições PESQUISA

Leite aparece com 56% das intenções de voto e Onyx com 44% em pesquisa Ipec

A pesquisa ouviu 1.808 pessoas entre quarta e sexta-feira desta semana em 87 municípios

Por Redação
Publicado em: 28.10.2022 às 22:18 Última atualização: 28.10.2022 às 22:48

A última pesquisa Ipec deste segundo turno no Rio Grande do Sul foi divulgada no início da noite desta sexta-feira (28). O levantamento aponta o candidato à reeleição Eduardo Leite (PSDB) com vantagem em relação a Onyx Lorenzoni (PL). No primeiro turno da eleição Onyx foi o mais votado e Leite ficou em segundo, apenas 2,4 mil votos acima do candidato do PT, Edegar Pretto. Considerando os votos válidos, que é quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos – mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição –, Leite tem 56% e, Onyx, 44%. Na pesquisa divulgada no dia 14 Leite tinha 54% dos válidos e, Onyx, 46%.

Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite
Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite Foto: Divulgação

Na semana passada Leite passou para 55% dos votos válidos e Onyx para 45%. Na medição da intenção de votos totais, ex-governador tem 50% e, o ex-ministro, 40%. Brancos e nulos somam 5% e outros 5% não souberam ou não responderam. Na comparação com uma semana atrás, Leite manteve o percentual e Onyx caiu um ponto. Brancos e nulos eram 5% e, indecisos, 3%. A pesquisa indica que a semana com quatro debates, todos tensos, pesou mais para Onyx do que para Leite. Pode ter influenciado também a favor do tucano o apoio formal do PT gaúcho à sua candidatura, divulgado na segunda-feira. Tanto os petistas quanto Leite destacam que trata-se de um “apoio crítico” e que o PT seguirá na oposição – independente de quem vencer neste domingo.

A pesquisa Ipec ouviu 1.808 pessoas entre quarta e sexta-feira desta semana em 87 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08796/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS00453/2022.

Bolsonaro mantém a preferência dos gaúchos

O Ipec mediu também a intenção de voto dos eleitores gaúchos para a Presidência da República e Jair Bolsonaro (PL) manteve a preferência. Ele tem 50% das indicações, um ponto percentual a mais que na semana passada. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com os mesmos 42% da semana passada. Brancos e nulos somam 4%, mesmo índice dos indecisos. Considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro tem 54% e, Lula, 46% no Rio Grande do Sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual