Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Retomada

Semana promete ser decisiva para o futuro do Gauchão

Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, terá reuniões com o governador Eduardo Leite e com dirigentes dos clubes

Por André Heck
Publicado em: 01.05.2020 às 19:56

Representantes dos clubes em reunião com a Federação Gaúcha de Futebol no dia 17 de março, no início da parada Foto: Pedro Trindade/FGF
O futuro do Campeonato Gaúcho de Futebol deve ser definido nesta semana. Na terça-feira (5), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, terá uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, para debater a possibilidade de retomar a competição. No dia seguinte, irá ocorrer a videoconferência entre o dirigente da FGF e os presidentes dos clubes participantes da competição.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

Esta conversa com os clubes seria realizada na sexta-feira (1), mas foi adiada depois que Hocsman confirmou o encontro com Leite. Assim, ele espera ter o aval do governo para liberar a retomada do Estadual. A tendência é de que o Gauchão volte a ser disputado entre o final de maio e o início de junho, mas não pode ser descartada a possibilidade da competição ser anulada, sem a definição de campeão e rebaixados.

"Gostaríamos de resolver essa situação o quanto antes, pois envolve estrutura, pessoal, a parte emocional. Gostaríamos de ter uma previsão do que vai acontecer o quanto antes, mas a gente entende que a Federação necessita também do aval do poder público, com os órgãos da saúde. Temos que ter o mínimo de garantias pra poder reiniciar a competição e definir as circunstâncias. Então temos que ter um pouco mais de paciência", afirmou o presidente do Novo Hamburgo, Raul Hartmann. Nos bastidores, há a preocupação de não se endividar com a disputa das três últimas rodadas, o que poderia acarretar na decisão do clube de não disputar estas últimas partidas.

Para o presidente do Aimoré, Ronaldo Vieira, a decisão sobre o Gauchão precisa ser tomada o quanto antes para estancar a "sangria financeira" dos clubes. "A nossa expectativa é que possamos ter uma sinalização objetiva da retomada do Gauchão, com portões fechados, protocolos e cuidados especiais, para concluir a fase classificatória e estancar a sangria financeira pela qual estamos passando. Assim mesmo, a busca do reequilíbrio financeiro irá se prolongar no restante do ano e também impactar 2021. É hora de batermos o martelo", declarou o dirigente do clube leopoldense. "O pior cenário é não termos uma definição concreta", ponderou.

Em caso de retomada dos jogos, os clubes precisam definir com a FGF algumas questões. A  inscrição de novos atletas é um ponto que está gerando polêmica entre os presidentes, já que alguns clubes estão se preparando para disputar as Séries C e D do Campeonato Brasileiro, enquanto outros estão dispensando jogadores. O número de pessoas presentes nos jogos, tanto dos times quanto da imprensa também precisa ser definido. Caso o Caxias não conquiste o segundo turno, a Federação já pensa em realizar a final em jogo único e não em duas partidas.  

Como está o campeonato

O Campeonato Gaúcho teve seus últimos jogos disputados no dia 15 de março. Desde então, a competição está paralisada devido à pandemia do novo coronavírus. Faltam três rodadas para o término do segundo turno e a definição dos semifinalistas. Na final do primeiro turno, o Caxias venceu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Centenário, e ficou com a Taça Ewaldo Poeta. Caso o time da Serra não conquiste também o segundo turno, disputará a decisão com a equipe que levantar a Taça Francisco Novelletto Neto (segundo turno).

O Noia ocupa a nona posição na classificação geral, com 6 pontos, um a mais que o Pelotas e dois a mais que o São Luiz, os dois integrantes da zona de rebaixamento. O Aimoré é o sexto colocado, com 11 pontos. Inter e Grêmio são os dois primeiros, com 20 e 18 pontos, respectivamente. Confira abaixo as rodadas que ainda precisam ser disputadas neste segundo turno da competição estadual. 

4a Rodada

Inter x Grêmio

Novo Hamburgo x Aimoré

Ypiranga x Esportivo

Pelotas x Brasil-Pel

Juventude x Caxias

São Luiz x São José

5a Rodada

Grêmio x Ypiranga

Esportivo x Inter

Aimoré x São Luiz

São José x Novo Hamburgo

Brasil-Pel x Juventude

Caxias x Pelotas

6a Rodada

Novo Hamburgo x Grêmio

Inter x Aimoré

Pelotas x São José

São Luiz x Brasil-Pel

Ypiranga x Caxias

Juventude x Esportivo

 

Grêmio e Inter retomam as atividades na segunda-feira

Com fim das férias e liberação da prefeitura, jogadores voltarão aos treinamentos Foto: Diego da Rosa/GES
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, publicou, na madrugada de sexta-feira (1), um novo decreto autorizando Grêmio e Inter a realizarem treinamentos presenciais em seus CTs. O decreto, entretanto, não permite contato físico entre os atletas, que deverão manter uma distância de dois metros entre si.

Com a nova orientação, o Inter já anunciou que retomará as atividades do Departamento de Futebol Profissional a partir da próxima segunda-feira, com a reapresentação da comissão técnica e grupo de apoio. O retorno dos atletas será na manhã de terça-feira. Conforme nota do clube "os profissionais serão avaliados diariamente e passarão por testes para a Covid-19. O grupo de jogadores será dividido em horários para a realização das atividades, cumprindo todas as recomendações das instituições de saúde e governamentais". A direção colorada ainda alertou que o acesso ao CT Parque Gigante será controlado e restrito, reduzindo ao máximo o fluxo de pessoas, e as atividades serão fechadas para a imprensa e público em geral.

O Grêmio também já comunicou que retomará as atividades do Departamento de Futebol Profissional, no CT Presidente Luiz Carvalho, a partir da próxima segunda-feira, com a reapresentação, de forma gradual e escalonada, primeiro dos funcionários e integrantes do departamento de futebol. Logo após, haverá a reapresentação do atletas. Será implementado um protocolo médico desde o ingresso ao CT, como medição da temperatura e realização de testes para Covid-19 e utilização dos EPI's. Todos os integrantes do departamento serão reavaliados diariamente. Além disso, os jogadores serão divididos em grupos e horários para a realização das atividades. O acesso ao CT Luiz Carvalho será controlado e restrito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.