Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Estadual

Em dez dias, o aumento de Covid nas cidades que têm clubes no Gauchão 2020 foi de 41%

O predomínio de casos permanece em Porto Alegre e, o aumento de mortes na somatória das cidades é de 8 durante este período

Por Matheus Beck
Publicado em: 13.05.2020 às 10:15

Tricolores trabalharam com cuidados especiais Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Uma discussão em vídeo, na tarde desta terça-feira (13), praticamente encaminhou a confirmação da retomada do Gauchão 2020, ainda que sem data específica. Distante do cogitado cancelamento da competição, diversas alterações no regulamento estão previstas, como por exemplo, o não rebaixamento de nenhum clube na atual competição. Uma nova reunião deve ocorrer e, sob unanimidade, o novo padrão oferecido pela Federação Gaúcha de Futebol pode ser aprovado.

Dez dias depois dos avanços nas tratativas acerca da possibilidade do retorno do Estadual, seguindo o fluxo da covid-19 no Estado, é possível acompanhar, na somatória das oito cidades que possuem clubes no Gauchão, o aumento de 41% dos casos. Em relação aos números de morte nestas cidades, o acréscimo foi de 38%.

O levantamento realizado pela reportagem do Jornal NH, com os dados dispostos pelo Governo Estadual, leva em conta as cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Caxias, Novo Hamburgo, Pelotas, Erechim e Ijuí. Em dez dias, os casos migraram de 677 para 960 positivos à doença causada pelo novo coronavírus. Já o número de mortes, destes locais que receberiam o restante das disputas, foi de 21 para 29 óbitos.

Condições

Durante esse período, os estudos considerados pelo Governador Eduardo Leite, para as determinações no Estado, evoluíram. O distanciamento social migrou para o controlado, dessa forma, entregando mais informações acerca das regiões que contam com clubes na elite gaúcha. Com estas classificações, as permissividades e regramentos para as atividades econômicas passaram por adaptações. Das cidades, levando em conta os dados confirmados e estimativas que trabalham também com subnotificações, somente teria condições de realizar uma partida oficial a cidade de Ijuí. O local, que abriga o São Luiz, está enquadrado na bandeira amarela. Assim, oferecendo risco baixo ao novo coronavírus.

* Incidência da covid-19 nas cidades - tarja do distanciamento controlado - (clubes no Gauchão 2020)
(13.05.2020)

Porto Alegre (Grêmio, Inter e São José) - laranja - 546 casos confirmados / 19 mortes

Bento Gonçalves (Esportivo) - laranja 137 casos confirmados / 5 mortes

São Leopoldo (Aimoré) - laranja - 107 casos confirmados / 1 morte

Caxias (Caxias e Juventude) - laranja - 68 casos confirmados / 1 morte

Novo Hamburgo (Novo Hamburgo) - laranja - 53 casos confirmados / 2 mortes

Pelotas (Brasil e Pelotas) - laranja - 29 casos confirmados / 0 morte

Erechim (Ypiranga) - laranja - 17 casos confirmados / 1 morte

Ijuí (São Luiz) - amarelo - 3 casos confirmados / 0 morte

Total na região das oito cidades: 960 casos / 29 mortes
Fonte: Governo do Estado (ti.saude.rs.gov.br/covid19/)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.