Publicidade
Esportes Campeão!

Clássico termina no 1 a 1 e Grêmio é tetracampeão gaúcho

Ferreira fez o gol gremista, Dourado descontou e Geromel levanta a taça

Por Matheus Beck
Publicado em: 23.05.2021 às 15:51 Última atualização: 23.05.2021 às 19:46

Grêmio é tetracampeão do Gauchão Foto: GREMIO FBPA

O Grêmio é tetracampeão gaúcho! Com a batuta de Tiago Nunes, recém chegado na Arena, o Tricolor administrou vantagem conquistada no Beira-Rio - vitória por 2 a 1 - empatou a partida em 1 a 1 e levantou mais uma taça dentro de casa. O gol gremista foi marcado por Ferreira, já o desconto colorado, do capitão Rodrigo Dourado. Com a conquista, o Grêmio acumula 40 títulos estaduais.

Panorama

Ingredientes não faltavam antes mesmo do decisivo clássico Gre-Nal iniciar. Depois da vitória por 2 a 1 no Beira-Rio, para o Grêmio, bastava o empate para o título do Gauchão ficar com o lado azul do estado. Para o Inter, a vitória por um gol de diferença levaria a disputa para os pênaltis. Com torcida de peso nas arquibancadas - Douglas Costa representando os gremistas e Taison os colorados - a partida foi conduzida anunciada por Leandro Vuaden.

O jogo

E a partida iniciou com a posse de bola para o Inter. Equipes se estudavam nos primeiros momentos da decisão. E logo nos primeiros instantes, uma polêmica. Aos 6 minutos, Maicon finalizou de fora da área e a bola esbarrou no braço de Moisés. Gremistas pediram pênalti, mas sob a justificativa da mão junto ao corpo, Vuaden nada marcou. Com 11 minutos, a primeira jogada individual do Inter. Depois de tabela com Yuri Alberto, Palacios invadiu a área, mas adiantou de mais a bola. Brenno, atento, interveio antes da finalização. A jogada mais perigosa e decisiva na primeira final foi a bola aérea. E a primeira chegada gremista foi justamente desta forma. Ferreira cruzou e Diego Souza cabeceou desviado em bola que foi pra escanteio. Na batida, a primeira bola foi novamente do Grêmio, sobrando para Geromel, livre na pequena área, que acabou desperdiçando a chance mais clara de jogo até o momento.

Ferreira abriu o placar e foi o principal destaque do título gremista Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Com 23 minutos, nova cobrança de falta gremista pelos pés de Ferreirinha levou perigo à área. No chão, Pedro Geromel permaneceu caído e com sangramentos no rosto. O jogador se chocou com a própria dupla de zaga, Ruan, e acabou levando a pior. E a conclusão colorada chega aos 28 minutos. Galhardo roubou bola de Maicon e acionou Palacios. O chileno concluiu sem força para fora. Nova boa trama colorada aos 30 minutos. Edenilson e Rodinei tabelaram, o lateral cruzou e Thiago Santos mandou para escanteio. O jogo pouco disputado, aos 37 minutos, teve duas expulsões. Em discussão entre Rafinha e Yuri Alberto, ambos acabaram expulsos.

Com a expulsão, Tiago Nunes retirou Maicon e colocou Vanderson na lateral. O Inter, aos 45 minutos, assustou. Depois de boa jogada trabalhada, Rodinei finalizou com força, a bola desviou na zaga e assustou Brenno, parando no escanteio. O jogo se encaminhava para o fim e com 51 minutos e 40 segundos, em contra-ataque, Ferreira recebeu bola no canto esquerdo, trouxe para o centro da área e concluiu para o fundo das redes. O Grêmio vence o clássico por 1 a 0 e está se sagrando campeão gaúcho.

Com ampla vantagem ao Grêmio, o jogo reiniciou na Arena. O jogo permaneceu lento, de posse de bola colorada e tranquilidade para os gremistas. Para o tudo ou nada, Ramírez retirou Edenilson e colocou Paolo Guerrero. Aos 14 minutos, chegada perigosa dos donos da casa e Matheus Henrique finalizou quase sem ângulo e Lomba mandou para escanteio. No momento em que o domínio era todo gremista, em falta cobrada por Rodinei, Rodrigo Dourado empatou. Tudo igual na Arena. Aos 28 minutos, Caio Vidal foi derrubado na meia lua. Guerrero bateu, a bola foi na barreira e retornou para o peruano, que finalizou sobre o gol de Brenno. 

Para recompor a equipe, Tiago Nunes fez três mexidas, colocando Cortez, Lucas Silva e Ricardinho. Aos 30 minutos, instantes depois, a chegada foi novamente do Inter. Palacios concluiu de fora da área e Brenno espalmou para o lado. O Colorado se projetava ao ataque, até que Vanderson quase marcou aos 36 minutos. O lateral venceu Palácios na corrida e concluiu no travessão. O Inter seguiu no ataque, assim, dando espaços para o contra-ataque. Ferreira, aos 29 minutos teve grande chance, mas concluiu em cima de Lomba.

Com lentidão, o Inter seguiu sem assustar até que aos 47 minutos, em bela jogada de Pepê, na linha de fundo, a bola encontrou Ricardinho, sozinho e dentro da pequena área. O jogador acabou chutando para fora. O restante da partida foi de muitas discussões, reservas se empurrando e placar mantido. Com o 1 a 1, o Tricolor se sagrou tetracampeão gaúcho.

Ficha técnica:

Domingo / Arena, em Porto Alegre.

Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael Alves e Mauricio Penna. Transmissão: RBS TV, SporTV2, Pay-per-view e Rádio ABC 103.3.

Grêmio

Brenno; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Matheus Henrique (Lucas Silva) e Maicon; Léo Pereira (Pepê), Ferreira e Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Tiago Nunes.

Inter

Marcelo Lomba; Rodinei (Caio Vidal), Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés (Praxedes); Rodrigo Dourado, Edenilson (Guerrero) e Nonato (Léo Borges); Thiago Galhardo, Yuri Alberto e Carlos Palacios (Lucas Ramos). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.