Publicidade
Esportes Onde serão os jogos?

Copa América no Brasil está envolta em polêmica

Governos estaduais divergem sobre a realização da competição e ministro da Casa Civil disse que não há confirmação

Publicado em: 31.05.2021 às 21:47

Técnico Tite durante conversa com goleiros da seleção em preparação para Eliminatórias e Copa América Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Sedes originais da competição, Colômbia e Argentina não irão mais receber a Copa América, entre 11 de junho a 10 de julho. A primeira em função de problemas sociais que resultaram em violentos confrontos nas ruas e a segunda pela pandemia da Covid-19. Nesta segunda-feira (31), com a definição do Brasil como local dos jogos, teve início uma polêmica entre quem é a favor e contra o evento no País.

Em Brasília, a CPI da Covid pretende convocar o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para falar sobre os protocolos da competição, enquanto deputados pretendem ir ao Supremo Tribunal Federal para impedir a realização da Copa América.

"O presidente (Rogério) Caboclo (da CBF) conversou com o presidente Jair Bolsonaro, que apoiou a iniciativa de imediato, com o aval dos Ministérios da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e da Secretaria Nacional do Esporte", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, disse, porém, que "ainda não tem nada certo" sobre a competição.

Agora, os dirigentes terão que definir quais estádios serão sede das partidas. Os governos de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais se posicionaram contra a realização dos jogos. Por outro lado, São Paulo, Bahia, Cuiabá e Amazonas se colocaram à disposição da Conmebol.

"Fazer a Copa América no Rio Grande do Sul agora seria acrescentar um problema. Seria inoportuno e inconsequente", apontou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O governo de São Paulo, por outro lado, disse não se opor aos jogos se forem seguidos os protocolos. "O governo de São Paulo não fará objeção."

Preparação

Enquanto os locais dos jogos da Copa América seguem indefinidos, o técnico Tite segue preparando a seleção para a competição. Antes, o Brasil tem compromisso pelas Eliminatórias para a Copa do Catar. Na sexta-feira (4), às 21h30, a equipe enfrenta o Equador, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Depois, na próxima terça (dia 8), também às 21h30, o rival será o Paraguai, em Assunção. O Brasil lidera as Eliminatórias com 12 pontos. Argentina (10), Equador (9) e Paraguai (6) fecham os quatro primeiros.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.