Publicidade
Esportes Clássico 434

Amigos, amigos, Gre-Nal à parte para Taison e Douglas Costa

Amigos desde os tempos de Ucrânia, Taison e Douglas Costa se enfrentam pela sexta vez no clássico deste sábado, no Beira-Rio

Por João Linden
Publicado em: 05.11.2021 às 21:15

Forjada no clima inóspito do interior da Ucrânia, a amizade entre o colorado Taison e o tricolor Douglas Costa passará por uma prova de fogo a partir das 19 horas deste sábado. O clássico Gre-Nal 434, válido pela 30ª rodada do Brasileirão, não será a primeira vez que os dois camisas 10 se encontram em lados apostos do campo. O jogo do Beira-Rio será, contudo, o duelo entre eles que começará mais carregado de tensão.

Taison e Douglas Costa devem buscar o protagonismo no clássico
Taison e Douglas Costa devem buscar o protagonismo no clássico Foto: Ricardo Duarte/Inter e Lucas Uebel/Grêmio
A situação na tabela de Inter e, especialmente, de Grêmio faz com que o nervosismo seja uma tendência para os minutos iniciais do duelo. Em nenhuma outra ocasião em que se enfrentaram, mesmo em outros Gre-Nais, a pressão pré-jogo era tão elevada.

No total, os amigos já se encararam cinco vezes e o retrospecto é equilibrado: cada um venceu duas e ainda houve um empate.

O primeiro duelo foi, assim como neste sábado, um Gre-Nal no Beira-Rio, mas em outubro de 2009. O Colorado levou a melhor: 1 a 0, com gol marcado por D'Alessandro. Na sequência, ambos se transferiram para Ucrânia. Douglas Costa para o Shakhtar Donetsk e Taison para o Metalist. Entre 2010 e 2012, disputaram outros três jogos, com vantagem para o gremista. Ele venceu duas e perdeu uma.

Em 2013, Taison se transferiu para o Shakhtar. Foi quando a relação dos adversários se transformou em amizade. Juntos, participaram de 59 jogos e conquistaram títulos na Ucrânia. Se separaram em 2015, quando Douglas Costa rumou para a Alemanha. Pela seleção, jogaram quatro amistosos juntos e foram convocados para a disputa da última Copa do Mundo, na Rússia.

Depois disso, a dupla voltou a conviver mais proximamente novamente somente esse ano. Foi nessa temporada que ambos retornaram para para seus respectivos ninhos: Taison no Beira-Rio e Douglas Costa na Arena.

Já na capital gaúcha, os amigos voltaram ser rivais. Mas o 0 a 0 do clássico gaúcho no primeiro turno em nada se equivale ao atual momento vivido pelos clubes. Muito mudou desde julho, principalmente no quesito pressão.

A situação tricolor piorou muito nos últimos quatro meses. Atolado na penúltima posição, o Grêmio precisa de desempenho que ainda não apresentou na competição para evitar o rebaixamento. O clássico pode ser o primeiro passo nesta direção.

A equipe terá de buscar o resultado sem o apoio das arquibancadas. Liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) proíbe o Grêmio de ter torcida, independente de ser mandante ou visitante. A punição é pela invasão de campo do último domingo, após o jogo contra o Palmeiras.

Com isso o Gre-Nal 434 será o primeiro da história com torcida única. Serão 25 mil colorados que querem complicar ainda mais o rival.

Taison Barcellos Freda

Nascimento: 12/1/1988 (33 anos), em Pelotas (RS)
Altura: 1,72 metro
Destro
Camisa 10
Clubes:
Inter
FC Metalist (Ucrânia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Taison no Brasileirão:
1.262 minutos em campo
2 gols
1 assistência

Inter com Taison:
17 jogos
7 vitórias
7 empates
3 derrotas
54,9% de aproveitamento

Inter sem Taison:
12 jogos
3 vitórias
4 empates
5 derrotas
36,1% de aproveitamento

Douglas Costa de Souza

Nascimento: 13/9/1990 (31 anos), em Sapucaia do Sul (RS)
Altura: 1,72 metro
Canhoto
Camisa 10
Clubes:
Grêmio
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Bayern (Alemanha)
Juventus (Itália)

Douglas Costa no Brasileirão:
1.467 minutos em campo
2 gols
2 assistências

Grêmio com Douglas Costa:
20 jogos
4 vitórias
5 empates
11 derrotas
28,3% de aproveitamento

Grêmio sem Douglas Costa:
8 jogos
3 vitórias
0 empate
5 derrotas
37,5% de aproveitamento

O jogo

Inter

Marcelo Lomba; Saravia, Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés (Paulo Victor); Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso; Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto. Técnico: Diego Aguirre.

Grêmio

Gabriel Chapecó; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti (Campaz); Ferreira, Douglas Costa e Borja. Técnico: Vagner Mancini.

DETALHES

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Horário: 19 horas. Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). Transmissão: Pay-per-view e Rádio ABC 103.3.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual