Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes NO DOMINGO

Grêmio Atiradores inaugura nova rampa de skate em Novo Hamburgo

Sob legado olímpico, estrutura é uma das maiores do Rio Grande do Sul

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 25.11.2021 às 06:02 Última atualização: 25.11.2021 às 14:30

No ano em que o skate estreou como modalidade olímpica, certamente Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros inspiraram jovens amantes desse esporte. E é nessa manobra que será inaugurada, no domingo (28), às 16 horas, a nova pista do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo.

Pista é do tipo halfpipe e será a maior do Estado
Pista é do tipo halfpipe e será a maior do Estado Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial
O clube também inicia o seu Departamento de Skate e contará com uma das maiores rampas verticais do Rio Grande do Sul, do tipo half pipe. A estrutura atende aos padrões da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e tem quatro metros de altura e 12 de comprimento.

A rampa pode ser usada para competições oficiais, aulas e treinos. Com 37 anos de experiência, o instrutor da pista será Alessandro Reis, o Micuim. Ele também trabalha na construção da rampa desde abril. "Erguer isso sobre vigas não foi fácil, pois o inverno chuvoso atrapalhou e na maioria dos dias trabalhei sozinho."

A pista foi doada pelo skatista Rafael Ratinho, de Porto Alegre, amigo de Micuim. "Ele ama o skate e a modalidade vertical como eu. Então doou. E com o apoio da minha esposa procurei o Atiradores, que abriu as portas."

Ao lado também será inaugurada uma pista menor, para iniciantes, com um metro e meio de altura e seis de comprimento. A pista poderá receber eventos nacionais. Já existe a ideia para a criação de um calendário com Novo Hamburgo na rota da modalidade. "Em 2022, queremos fazer um Circuito Sul-Brasileiro."

Mudança do bicicross ao skate

Engana-se quem pensa que a ligação de Micuim com o Grêmio Atiradores é de agora. Na década de 1980 Micuim foi atleta do clube. Mas acredite: não era do skate, ele praticava o bicicross.

"Eu era do bicicross. Migrei do BMX para o skate. Então, tudo isso fez com que o clube abrisse as portas no presente para mim. Agora sou o responsável pelo Departamento de Skate aqui no Grêmio Atiradores. Não tenho dúvidas de que é a realização de um sonho, acho que isso só tem a somar."

O uso da pista

A ideia é que uma vez por semana a pista seja liberada para o uso de não-sócios do clube e convidados do Departamento de Skate. A rampa pode ser usada para competições oficiais, aulas e treinos, como, também, por bicicletas BMX e patins. As taxas ainda não foram definidas pelo clube. O Grêmio Atiradores fica na Rua Guia Lopes, 696, bairro Rondônia. Mais informações pelo telefone (51) 3586-2401.

O legado dos Jogos Olímpicos para o skate

Micuim reconhece que os Jogos Olímpicos de Tóquio deixaram um legado para a modalidade, especialmente no Brasil, onde o skate foi, por muito tempo, marginalizado. "Parece que só agora, que o skate virou modalidade olímpica e ganhou maiores proporções com a Fadinha (Rayssa Leal) e outros atletas, foi descoberto pela população leiga. O lado positivo é que incentiva cada vez mais pessoas a praticarem e a conhecerem o verdadeiro lado desse esporte."

O skate é dividido em modalidades. Na Olimpíada, o Brasil prevaleceu e alcançou o pódio no street e no park. Mas a preferida de Micuim é justamente a vertical. "Aprendi a andar nessa modalidade e, por muito tempo, pratiquei nesta pista, na casa do Ratinho."

Dentre os propósitos, quer passar o conhecimento que tem para as crianças. "Temos que fomentar o gosto pela modalidade nos jovens e crianças. Eles são o futuro do skate."

"É uma demanda que o associado estava pedindo e, com certeza, vai abranger todas as idades. Ainda mais sob a direção do Micuim", destaca a presidente do Grêmio Atiradores, Sabrina Wildner. A inauguração terá atrações musicais, gastronômicas e artísticas. Serão 20 skatistas gaúchos, que foram convidados, e outros quatro atletas de in-line (patins em linha). A entrada custa 20 reais, mesmo valor do estacionamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.