Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes ARTES MARCIAIS

Treino intensivo focado no caratê reunirá atletas em Lomba Grande

Kangeiko é promovido pelos caratecas Ângelo Teixeira, Gilberto Capra, Eduardo Thiesen, Michel Borges e Verlei Goulart

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 12.05.2022 às 21:41 Última atualização: 13.05.2022 às 15:53

Novo Hamburgo é conhecida pela vasta gama esportiva. E será na cidade do Vale do Sinos que o caratê terá foco, com uma imersão de quatro dias em meio à natureza. Entre 21 e 24 de julho, o sítio São Luiz, que fica na Estrada Carlos Arthur Scherer, 5500, em Lomba Grande, será palco do Kangeiko, que é um treinamento intensivo de inverno utilizado por diversas artes marciais.

Caratecas se preparam para imersão em Lomba Grande
Caratecas se preparam para imersão em Lomba Grande Foto: Divulgação

A imersão, que acontece uma vez por ano, é promovida pelos caratecas Ângelo Teixeira, Gilberto Capra, Eduardo Thiesen, Michel Borges e Verlei Goulart. "Um dos objetivos do treinamento é promover valores como o respeito, a disciplina e a cortesia, que é o que esse esporte de origem japonesa sempre priorizou", diz o Sensei Capra, que pratica o caratê há 46 anos. O dojô de Capra fica no Centro de Novo Hamburgo.

O caratê é uma arte de mãos vazias. O zelo principal passa muito pelo equilíbrio espiritual, fazendo uso do reflexo e da concentração. O kangeiko, que terá mais de 30 horas de treinamento e instrução, contará com praticantes de outros estados e países. Além disso, dentro dessa programação, haverá um momento de reflexão, com um almoço junto de um monge, além uma palestra que abordará a percepção do corpo e seus movimentos. 

O sensei argentino Justo Gomes, praticante do caratê tradicional e sete vezes campeão mundial, será a principal atração do evento. "Ele foi aluno do sensei Nishiyama, que foi um dos pioneiros do caratê moderno e deixou um grande legado para a modalidade", explica Teixeira, que está há 32 anos no mundo carateca e tem seu dojô em Lomba Grande. Durante a programação, no sábado (dia 23), a organização abrirá as portas para comunidade não praticante, mas que tem interesse em conhecer o caratê.

"Será um momento para aqueles pais que quiserem levar os seus filhos para assistir e, quem sabe, ver o quanto o caratê pode ser benéfico enquanto prática esportiva e também como ferramenta de equilíbrio espiritual", fala Thiesen.

As inscrições, que variam de R$ 530 a R$ 580, conforme a data, podem ser feitas pelo site www.karatenovohamburgo.com.br. A hospedagem e alimentação estão inclusas no valor. Quem tiver dúvida ou quiser apoiar o evento, pode fazer contato pelos telefones (51) 98277-7918 e 98459-6286.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.