Publicidade
Esportes AUTOMOBILISMO

MC Tubarão conquista o título inédito do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Pilotos Tiel de Andrade e Júlio Martini venceram a quinta etapa com o Tubarão MC40 #5 no sábado (18), em Tarumã, e trouxeram o troféu para Campo Bom (RS)

Publicado em: 20.11.2023 às 06:00

Nesta temporada de 2023, o troféu da categoria GT do Campeonato Gaúcho de Turismo veio para a casa da família Andrade. A equipe MC Tubarão conquistou o título inédito no final de semana. Numa corrida em que tudo deu certo, começou com pista molhada, após a forte chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul, mas depois o céu se abriu e o sol veio para iluminar a bandeira quadriculada para a dupla Tiel de Andrade e Júlio Martini. Os pilotos aceleraram o protótipo Tubarão MC40 #5 na quinta e última etapa do ano no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).


Equipe MC Tubarão conquista título do Campeonato Gaúcho de Super Turismo | Jornal NH
Equipe MC Tubarão conquista título do Campeonato Gaúcho de Super Turismo Foto: Gustavo Henemann/GH Comunicação

Para a super final, no sábado (18), Andrade e Martini chegaram na quarta colocação na classificação da classe GT, a principal categoria do Super Turismo RS. O sonho do título parecia um pouco distante para muitos, mas não para os pilotos e os mecânicos da MC Tubarão que nunca deixaram de acreditar e trabalhar para vencer. Com o triunfo – o segundo em Tarumã na temporada, pois já haviam vencido a terceira etapa em agosto -, os pilotos campo-bonenses torceram para que os líderes até então, Rafael Biancini/Arthur Caleffi/Telmo Tecchio chegasse em 4º lugar, com o Gol #28, e foi o que aconteceu. A dupla Nico e Bidu Kreuz, do Aldee #118, que ficou com o vice-campeonato, chegou a ameaçar no final da prova, mas com a entrada do safety car nos minutos finais, foi só comemoração no box do número #5. A terceira posição na prova foi para Beto e Nilson Ribeiro, do Cruze #65.

Na prova, a MC Tubarão largou na segunda colocação, mas logo na primeira volta Tiel de Andrade assumiu a ponta. Depois da primeira janela, Júlio Martini comandou a pilotagem e precisou retomar a liderança após uma bela perseguição e pressão no Cruze #65. No último stint, Andrade voltou ao MC40 para administrar a primeira colocação até o final, fazendo ainda a volta mais rápida da prova com 1:07.024.

O título veio para coroar um excelente trabalho com o Tubarão MC40 #5, que começou em 2022. Um carro projetado e construído em 28 dias no ano passado, teve uma temporada irregular, mas já mostrava seu potencial. Vale lembrar ainda que há cerca de um ano, após a curva 1 de Tarumã, o protótipo era tomado pelo fogo, com Tiel de Andrade auxiliando os bombeiros no combate às chamas. Com o carro reconstruído para 2023, com alguns upgrades, inclusive de motor, saindo de Ford Duratec 2.0 para um Honda K20, a expectativa era brigar sempre pelo topo, mesmo com carros mais potentes no grid.


Pódio e muita festa para Tiel Andrade e Júlio Martini | Jornal NH
Pódio e muita festa para Tiel Andrade e Júlio Martini Foto: CGST/Divulgação

Abençoados com a expertise do mentor da equipe, o mestre Carlinhos de Andrade, a MC Tubarão mostrou dedicação e domínio do que mais sabem fazer, que é construir excepcionais carros de corrida. “Simplesmente deu tudo certo, pois fizemos a nossa parte! Tínhamos que vencer para ficarmos campeões. Andamos muito bem na chuva e no seco, sem qualquer erro. Nossos mecânicos fizeram um trabalho excelente nos pits, praticamente cravando as duas paradas e então o título veio. Agradeço demais nossos apoiadores e mecânicos, sem eles isso não seria capaz. O Júlio teve um ano excelente, andou demais. Sem dúvida esse foi o campeonato mais acirrado que já disputei”, celebrou Tiel de Andrade.

"Estávamos precisando dessa vitória e desse título. Provamos mais uma vez o nosso valor", complementou o chefe de equipe Carlos Geison de Andrade (Né Andrade).

Na atual temporada, a MC Tubarão chegou em 2º lugar na estreia em Guaporé (08 de abril), depois obteve a 3ª colocação no Velopark (10 de junho) e o 1º lugar em Tarumã (12 de agosto). Na tradicional 6 Horas de Guaporé (30 de setembro), acabou não completando, e agora o 1º lugar em Tarumã (18 de novembro). A pontuação geral da competição ainda não foi divulgada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

A MC Tubarão tem apoio de Eurobike, Pneus Yokohama, Viemar Automotive, ProTune, Walter Tecnologias, Dacar Motorsport, Tecpads, Leus Abro Lubrificantes, JL Laser | JL Soldas, Noko Química e Hupi Racing.

Saiba mais sobre o trabalho da equipe MC Tubarão nas redes sociais: Instagram (@mctubarao) e Facebook (www.facebook.com/mctubarao).

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual