Convencer. É o que o Grêmio quer a partir de agora nesta Série B. Nesta quinta-feira (23), às 21h30, o Tricolor pega o CSA, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 14ª rodada. Depois de vencer o Sampaio Corrêa por 2 a 0 e entrar no G4 da competição, os tricolores querem consolidar uma campanha que dê ao torcedor a segurança de que é possível voltar à Série A sem sustos.
O grupo superou momentos de instabilidade, inclusive com Roger Machado tendo o cargo ameaçado. O Grêmio adotou o esquema com três zagueiros, mesmo não mostrando futebol exuberante, cresceu na competição e ocupa o 4º lugar, com 21 pontos. A equipe sustenta uma invencibilidade de sete partidas e não sofre gols há seis jogos, tendo a melhor defesa da Série B com apenas quatro gols sofridos. Fora de casa, os gremistas venceram apenas uma partida - 1 a 0 sobre o Operário, na 4ª rodada. Foram outros cinco empates e uma derrota. Ou seja, uma vitória hoje pode embalar os gremistas na caça aos primeiros colocados. Já o adversário, que não vence há quatro partidas e é o time que mais empatou (oito vezes); está em 16º lugar, com 14 pontos, próximo à zona de descenso. O CSA está invicto em casa na Série B.
Para o duelo, o técnico Roger Machado não contará com Brenno, Kannemann e Edílson, todos lesionados. Além disso, Rodrigues, Thiago Santos e Villasanti também desfalcam o Tricolor e não viajaram. No entanto, o sistema com três defensores será mantido, com o jovem Natã, o experiente Geromel e Bruno Alves. "Jogando na série B sabemos que temos que pontuar. Respeitando o CSA, e com a camisa do Grêmio, sabemos da nossa tradição e entramos em todos os jogos para vencer. Sabemos das dificuldades que os times vêm nos impondo quando atuamos como visitantes", disse o lateral Rodrigo Ferreira.
Sobre reforços, já estão encaminhados pela direção: Lucas Leiva, Thaciano e o atacante Guilherme. Ainda são alvos: Mateus Vital, Renato Kayzer e Lucas Calegari. Rodinei, do Flamengo, está praticamente descartado.
Quinta / 21h30 / Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Árbitro: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Éder Alexandre. Transmissão: Pay-per-view e Rádio ABC 103.3 FM.
CSA
Marcelo Carné; Lucas Marques, Wellington, Lucão e Diego Renan; Geovane, Giva Santos, Gabriel e Lourenço; Osvaldo e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Alberto Valentim.
Grêmio
Gabriel Grando; Natã, Geromel e Bruno Alves; Rodrigo Ferreira, Lucas Silva, Bitello e Nicolas; Janderson, Biel e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.