Publicidade
Botão de Assistente virtual

À espera do torcedor: Noia realiza serviços de manutenção no Estádio do Vale

Estiagem castigou o gramado da casa anilada, que necessitou de cuidados especiais; temporada terá a disputa do Gauchão e da Copa do Brasil

Reportagem: Jauri Belmonte

Muito mais que um time sólido e aguerrido dentro do campo, o Novo Hamburgo, do técnico Julinho Camargo, quer oferecer mais ao seu torcedor e à comunidade que for ao Estádio do Vale. Ainda que as dificuldades típicas do interior também sejam latentes para o Anilado, o Departamento de Patrimônio do clube se esforça para deixar o alçapão do Noia mais aconchegante; do gramado ao Memorial, tudo deve estar pronto visando o Gauchão e a Copa do Brasil.

A iluminação deve passar por processo de melhoramento e, assim, estar 100% até o início do certame regional. Já o gramado passa pelos últimos ajustes antes do primeiro jogo em casa, que será contra o Ypiranga, dia 26. Foram mais de 20 dias de tratamento, entre adubar e perfurar o solo, com o objetivo de dar melhores condições de jogo. "Fizemos todo esse trabalho em parceria com uma empresa de Porto Alegre. Além disso, com o objetivo de dar condições mais viáveis - e econômicas  - ao clube, realizamos a reforma do gramado suplementar para que este possa ser utilizado pelos jogadores e comissão técnica", diz o vice de Patrimônio - e também torcedor, Rafael Weber.

Em meio à estiagem e ao calor escaldante que assola o Rio Grande do Sul e, especialmente, o Vale do Sinos, os responsáveis pelo gramado do Campeão Gaúcho de 2017 realizam, por dia, até três irrigações por meio do reservatório instalado próximo ao campo. Tudo isso, aliado a um processo de 'uso racional', segundo Weber. "Temos que preservar o que é nosso. O ideal seria usar o campo somente para jogos, pois temos um sintético e dois suplementares. Aos poucos vamos ajustando isso". O clube também realizou a pintura das traves e das redes.

Vestiários visitantes

Em uma temporada que prevê grandes duelos no Estádio do Vale, outra novidade que o Noia traz é com relação aos vestiários visitantes. O espaço, que antes era acanhado, mudará de lugar e recebe os últimos ajustes. "Vamos utilizar este espaço que fora por muito tempo usado pelas categorias de base. Estamos reformando, colocando piso sintético e arrumando os banheiros, pois aqui teremos grandes jogos e a ideia é receber bem todos os adversários em competições estaduais e nacionais", garantiu Weber.

Sinalização e pintura

E a reforma não se limita apenas à pintura e aos cuidados com o gramado. As placas de sinalização e identificação de cada espaço foram revitalizadas, assim como a pintura na parte interna do pavilhão social do Estádio do Vale. Além disso, as cabines para uso dos veículos de imprensa, que já contam com sinal de Wi-Fi, também receberam manutenção em sua estrutura, contando com frigobar. "São detalhes que, embora contam com a simplicidade de um clube do interior, dificilmente serão encontrados em outros estádios de clubes menores. O que buscamos aqui são parcerias com empresas para tornar nosso Estádio cada vez mais confortável", frisa o responsável pelo patrimônio do clube. 

Capacidade

Pelos padrões de segurança do Corpo de Bombeiros, o Estádio do Vale, inaugurado em 2008, pode receber 5 mil torcedores. Segundo Weber, seriam 3,8 mil lugares no pavilhão social - podendo chegar a 4,5 mil; e outros 1,2 mil lugares no setor visitante. O terreno onde está o Estádio, no bairro Liberdade, tem 50.000 m².

Questionado sobre a tão sonhada conclusão do projeto de aumento do Estádio, Weber respondeu: "Existe um projeto de aumento do Vale, é o sonho de todos nós. Mas para que aconteça a conclusão do projeto inicial, apresentado na década passada e, assim, tenhamos os quatro módulos edificados (totalizando 12 mil lugares), precisamos de uma ocupação correspondente e uma comunidade mais engajada. Hoje, infelizmente, não temos isso". 

Memorial e homenagem em vida

Um local que homenageia um ídolo e que jamais deixará a história do Anilado ser apagada. Cada canto do Memorial Reinaldo Von Reisswitz, é alusivo ao ex-patrono do clube falecido em maio de 2017, aos 94 anos. O local traz à memória do torcedor episódios épicos dos 109 anos do clube.

O sonho de 'seu Reinaldo', como era conhecido, era ver o Noia campeão e ele realizou um semana antes de partir. Hoje, o espaço que está junto às dependências do Estádio passa por reformas gradativas e está à disposição da comunidade para visitação. "Felizmente conseguimos homenageá-lo em vida; o local está sempre aberto a todos, basta ser feito o contato com a nossa secretaria. Muitas pessoas de Novo Hamburgo, além de desconhecerem a história do clube nem sabem da existência e da importância do Memorial para a história local", ressalta Rafael Weber. 

O local, inaugurado em 2016, contou com o apoio de torcedores na restauração das taças e quadros, além de camisas antigas e outros objetos doados por colaboradores e pesquisadores.

Campanhado metro

O clube, por meio do departamento de Patrimônio e colaboradores, conta, ainda, com a 'Campanha do Metro', que tem o intuito de arrecadar fundos para pavimentar o passeio público do Estádio do Vale. A campanha, que se encerra no dia 1º de maio de 2020, também busca realizar o pavimento do estacionamento (que tem capacidade para 200 veículos). Cada número da cartela, que é equivalente a um metro quadrado, custa 50 reais. 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Publicidade

Gaúcha faz sucesso na Internet e ajuda pessoas a conquistar renda extra

Informe Editorial
Serviço

Unidade Integrada ou Emergência do Hospital? Unimed tira dúvidas de seus clientes

Região
ANÁLISE DE DESEMPENHO

Desempenho e estatísticas estão em evidência no futebol brasileiro

Esportes
Saúde

Lauro Reus intensifica sistema de classificação de risco

Região