Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes | Novo Hamburgo ANILADO

Noia deve disputar a Copa FGF mesmo com dificuldades

Último jogo do time principal do Novo Hamburgo foi em março, ainda pelo Gauchão

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 22.06.2022 às 16:38

Saudade. É o que o torcedor do Novo Hamburgo sente por não ver o time em campo há mais de três meses. Com uma derrota de 1 a 0 para o São José, no dia 12 de março, o Anilado foi eliminado ainda na 1ª fase do Campeonato Gaúcho. Ao menos o 7º lugar garantiu o Noia na Série D de 2023. Mas sem calendário nacional em 2022, time e comissão técnica se desfizeram. Com a lacuna a ser preenchida, a expectativa, agora, está por conta da participação ou não do Anilado na Copa FGF - Troféu Tarciso Flecha Negra, que deve iniciar em agosto.

Raul Hartmann deve deixar a presidência em outubro; em 2023, o Noia voltará a jogar a Série D do Brasileirão
Raul Hartmann deve deixar a presidência em outubro; em 2023, o Noia voltará a jogar a Série D do Brasileirão Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial

Segundo o presidente Raul Hartmann, nos próximos dias o Noia deve confirmar a participação na competição, mas como é recorrente na rotina de um clube do interior, a situação financeira precisa ser analisada antes do martelo ser batido. As 'costuras' de gestão estão sendo feitas para não comprometer o planejamento estrutural e financeiro. "É um momento em que estamos sozinhos e, infelizmente, as mãos para ajudar são escassas. Financeiramente não existem recursos, mas estamos buscando alternativas para viabilizar a disputa. Sabemos da importância de jogar a Copa, mas não podemos colocar em jogo o planejamento até o fim de 2023. Teremos Gauchão e Série D."

Além de ser base de formação de equipe para as competições que vêm pela frente, a Copa FGF dá ao campeão o direito de jogar a Copa do Brasil. Em 2022, os times que apenas disputaram a 1ª fase da competição nacional receberam R$ 620 mil. "A parte financeira precisa estar bem resolvida para jogarmos a Copa FGF", frisa o presidente do Novo Hamburgo.

Passado e futuro

Final Copinha 2021 Novo Hamburgo x Glória Copa FGF – troféu Dirceu de Castro
Final Copinha 2021 Novo Hamburgo x Glória Copa FGF – troféu Dirceu de Castro Foto: Diego da Rosa/GES
O Noia foi campeão da Copa FGF em 2005, sobre a Ulbra, e 2013, quando superou o São José. Caso confirme a participação no torneio em 2022, tentará com o apoio do torcedor hamburguense conquistar o terceiro troféu. Em 2021, com uma equipe que mesclou atletas experientes e jovens oriundos da base, o Anilado bateu na trave e ficou com o vice-campeonato. Perdeu a decisão para o Glória, após levar 2 a 0 em Vacaria, e empatar em 1 a 1 no Estádio do Vale. Em seu segundo mandato à frente do Anilado, Hartmann garante que ao terminar a gestão, em outubro, deixará a cadeira principal do Novo Hamburgo. "O Noia tem uma história muito bonita. Mas precisa se reinventar como clube para vislumbrar um futuro de conquistas. Outras pessoas, com responsabilidade, precisam vir."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.