Publicidade
Expointer ESTEIO

Últimos ajustes e expectativa antes da abertura da 45ª edição da Expointer

Movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil é intensa para preparar a feira que começa amanhã

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 26.08.2022 às 03:00 Última atualização: 26.08.2022 às 07:43

Reencontro e expectativa. Estas são as palavras mais usadas por autoridades e expositores para tratar da 45ª edição da Expointer, que começa neste sábado (27) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Depois de dois anos sendo realizada de forma adaptada por conta da pandemia de Covid-19 - em 2020, foi fechada ao público e em 2021, contou com número de visitantes limitado para cumprimento dos protocolos de saúde - a feira reabrirá seus portões sem restrições ao público.

Movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil é intensa para preparar a feira que começa amanhã
Movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil é intensa para preparar a feira que começa amanhã Foto: Diego da Rosa/GES

"O que a gente vê no número de inscrições de animais e de expositores, já demonstra toda essa pujança, essa saudade, essa vontade de voltar para a feira a todo o vapor, sem restrições de público. Nós estamos preparados, organizados para receber uma feira de recordes. Vai ser uma grande feira, um grande momento de negócios", comenta a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima. As projeções para o evento são boas. Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antônio Velho Lopes, é esperado público de mais de 600 mil visitantes e a movimentação de cerca de R$ 4 bilhões em negócios.

"Queremos que a feira represente a alma gaúcha, com toda a sua diversidade e pluralidade de culturas. É essa imagem que pretendemos passar, de um Estado onde a harmonia e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva são exemplos para o mundo", comenta o secretário.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, também projeta uma feira de grandes números. "As dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos exigiram de nós muita adaptação, mas jamais deixamos de realizar a nossa grande feira. Agora, nesse 2022, voltamos com força total. Essa será, para muitos, uma Expointer de reencontro, de retomada do crescimento, de diálogos, de debates e também da inovação. Não tenho dúvidas de que faremos uma edição histórica."

Números

Ao todo, para esta edição, foram inscritos 6.378 animais, sendo 5.093 de argola e 1.285 rústicos. Haverá, ainda, retorno de raças ausentes nos últimos anos e estreia de outras no evento. O pavilhão da agricultura familiar contará com 337 expositores, apresentando a variedade de produtos provenientes de agroindústrias familiares, setor de plantas e artesanato. A área de máquinas e implementos agrícolas contará com a presença de mais de 100 empresas, que apresentarão lançamentos, serviços e a tecnologia oferecida pelo segmento. Neste ano, a feira também terá um espaço de inovação que reunirá startups e tecnologias voltadas ao setor do agro.

Preparação

Vargas participa pelo décimo ano seguido da Expointer
Vargas participa pelo décimo ano seguido da Expointer Foto: Diego da Rosa/GES
Os dias que antecedem a abertura da feira têm sido de montagem e preparação dos estandes nos diferentes setores do parque. No pavilhão dos pequenos animais, um dos preferidos do público, coelhos, galos e galinhas passavam por inspeção na manhã de ontem. Criador de garnizé sedosa do Japão, Mário Vargas veio de Santa Vitória do Palmar participar pelo décimo ano seguido da Expointer. "É a nossa principal janela, que mostra nosso aviário para todo o Brasil e que dá grande visibilidade para nós criadores", conta.

Segundo ele, os garnizés serão julgados na semana que vem e os campeões têm preço de mercado aumentado. "O valor médio tabelado de um animal desses é R$ 200, mas com a premiação, o criador coloca um novo preço em cima", explica. No momento da avaliação, conforme Vargas, os jurados analisam, entre outros quesitos, a forma da ave, as penas, e as cores da pele, das patas e do bico.

Para criadores de cavalos crioulos, evento é uma Copa do Mundo

Outra atração que é tradição durante a Expointer são as provas do cavalo Crioulo. Neste ano, três competições fazem parte da programação da raça durante a feira: a final da Morfologia, a Supercopa Jovem — uma novidade na edição de 2022 — e a Final do Freio de Ouro. As finais da Morfologia tiveram início na quarta-feira (24) e seguirão até sábado (27). A 1ª Copa Jovem, com a participação de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, ocorre neste fim de semana. Já as finais do Freio de Ouro ocorrerão de 31 de agosto a 4 de setembro.

Treinador e ginete Bruno Vaz, do Paraná, chegou no início desta semana a Esteio
Treinador e ginete Bruno Vaz, do Paraná, chegou no início desta semana a Esteio Foto: Diego da Rosa/GES

Treinador e ginete da Estância Vendramim, da cidade de Palmeira, no Paraná, Bruno Vaz chegou no início desta semana a Esteio com dois exemplares da raça que participarão das provas de Morfologia. Segundo ele, os primeiros dias no parque são reservados para o descanso dos animais e sequência do trabalho feito na cabanha. “Chegamos sempre cedo para que os animais possam se recompor da viagem, que é longa. Antes da competição, procuramos manter o trabalho que é feito em casa, deixar eles bem à vontade para que na hora da prova façam o que já foi treinado”, explica.

Conforme Vaz, a participação na Expointer representa uma “Copa do Mundo” para os criadores da raça. “É onde estão reunidos os melhores de cada cabanha. É uma grande oportunidade de divulgação do nosso cavalo e do nosso trabalho”, diz.

Um espaço para inovação do agro

Na tarde de quartafeira (24), foi lançado o RS Innovation Agro, o primeiro espaço voltado exclusivamente à inovação no agronegócio na Expointer. Localizado dentro da Casa da Febrac, na Avenida Boulevard, o espaço consiste em um hub para compartilhar, debater e divulgar soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio e deve contar com a exposição de mais de 60 startups, 10 empresas, 8 hubs, além da participação de mais de 100 speakers.

“A Expointer sempre foi um sinônimo de inovação, por ser um grande showroom das tecnologias relacionadas à agropecuária. Agora, pela primeira vez, teremos um espaço dedicado totalmente ao debate sobre conhecimento, tecnologia e inovação no agro. O RS tem todas as condições para liderar a revolução tecnológica no Brasil, e iniciativas como essa nos colocam nesse caminho”, afirmou o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Balestrin durante o lançamento no 19º andar do centro administrativo Fernando Ferrari.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual