Publicidade
Expointer PRÊMIO

Esteio do Agro homenageia pessoas e empresas do setor agropecuário

Cerimônia da segunda edição do prêmio, idealizado pelo Grupo Sinos e prefeitura de Esteio, ocorreu ontem à tarde na Expointer

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 31.08.2022 às 09:32 Última atualização: 05.09.2022 às 09:44

 A terça-feira foi marcada pela cerimônia de entrega dos troféus do 2º Prêmio Esteio do Agro, reconhecimento idealizado pelo Grupo Sinos e pela prefeitura de Esteio - e apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) - com a proposta de homenagear personalidades e empresas que se destacam no setor da agropecuária.

Evento destacou personalidades que contribuem diretamente para o desenvolvimento da agropecuária no RS
Evento destacou personalidades que contribuem diretamente para o desenvolvimento da agropecuária no RS Foto: Vandré Brancão/GES-Especial
No evento realizado no espaço da administração municipal de Esteio no Parque de Exposições Assis Brasil, foram homenageadas pessoas e instituições em seis categorias: Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Inovação Digital, Agromarketing, Mulher do Campo e Cidade Amiga do Agro. Cada destaque foi escolhido por uma comissão interna que definiu os nomes, levando em consideração uma lista sugerida por especialistas no segmento. “Cumprimentamos os homenageados desta segunda edição do Prêmio Esteio do Agro. São pessoas e empresas que fazem a diferença no agronegócio e que contribuem diretamente com o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão.

Além dele, estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) Paulinho Salerno; representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), Tarcísio Menetto; a representante do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Rosi Rodrigues; e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Darci Hartmann.

 

Categorias e vencedores

- Sustentabilidade
Vencedor: Fazenda Santa Terezinha

Com sede nos municípios de São Francisco de Paula e Jaquirana, a fazenda é destaque no manejo de bem-estar animal. “Este tema da sustentabilidade já vem aprimorando por gerações na fazenda. Realizamos na nossa propriedade um controle sanitário rígido e temos certificado de bem-estar de animais”, destacam Maria Terezinha Borges de Assis e Eduardo Zoratto Borges de Assis.

- Responsabilidade Social
Vencedor: Fecovinho

Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul tem como objetivo defender e projetar o futuro das cinco cooperativas associadas. “O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que temos feito em favor do desenvolvimento sustentável do segmento, fortalecendo a geração de emprego e renda nas vinícolas”, comenta o diretor-executivo da Fecovinho, Hélio Luiz Marchioro.

- Inovação Digital
Vencedor: Small Farm Hub

Localizada em Frederico Westphalen, a empresa é um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções a pequenas propriedades rurais. “O reconhecimento nos encoraja a seguir o propósito de fazer com que as pequenas propriedades se tornem mais inteligentes, ou seja, terem acesso à inovação e à tecnologia no campo”, destaca o coordenador da Small Farm, Gilson Henrique Panosso.

- Agromarketing
Vencedor: Gihal Indústria de Implementos Agrícolas

Empresa de Carazinho que se destaca pelas exportações para a China e países da América do Sul. “Nossa empresa tem um forte trabalho de marketing fazendo com que nós possamos competir com grandes marcas do setor. O prêmio nos motiva a seguir neste caminho”, explica o sócio-fundador Leandro Adams.

- Mulher do Campo
Vencedor: Vanessa Ferreira Rustsatz

Vanessa é proprietária da Agroindústria de embutidos Ferreira, de Passo do Sobrado. Há dois anos resolveu investir neste projeto e hoje tem uma linha de 12 produtos, todos coloniais. “Formamos a agroindústria na pandemia. É um incentivo para fazer com que as pessoas entendam que a mulher tem muito valor na agricultura, pode administrar um negócio do setor e até dirigir um trator.”

- Cidade amiga do Agro
Vencedor: Quinze de Novembro

O município tem se diferenciado pelas políticas de incentivo à agricultura, como pavimentação asfáltica e programas de distribuição de insumos para a melhoria da terra. “Nosso maior diferencial é a ampliação da rede de fibra ótica, levando Internet a todo o interior do município”, destaca o prefeito Gustavo Stolte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual