Publicidade
Expointer PREPARAÇÃO

EXPOINTER: Trabalho intenso no Parque Assis Brasil para a edição de 2023

Chegada de animais, limpeza e montagem dos estandes tomam conta da semana em Esteio

Publicado em: 22.08.2023 às 14:32 Última atualização: 22.08.2023 às 15:47

Filas intermináveis nos portões e o entra e sai de pessoas e veículos se misturam à chegada de animais nas baias, maquinários e ao barulho de marteladas nos estandes e pavilhões. Este é o cenário, nesta semana, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde a partir de sábado (26) ocorre a 46ª edição da Expointer.

Pavilhão da Agricultura Familiar recebe os últimos retoques
Pavilhão da Agricultura Familiar recebe os últimos retoques Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

“A gente tem um desafio: fazer o primeiro evento depois daquela que foi a maior Expointer de todas. A régua está lá em cima, tivemos muita gente, movimento intenso, as pessoas ativas, consumindo, fazendo negócios e as coisas funcionaram numa harmonia absoluta. Foi mais de 1 milhão de pessoas no parque durante os nove dias. Foi muito bacana”, comenta a subsecretária do parque Elizabeth Cirne-Lima. Em 2022, foram 7,1 bilhões em negócios e público recorde.

Para atrair um público ainda maior e quebrar novos recordes, muitas melhorias foram feitas no parque, entre elas o calçamento das ruas, acessibilidade, investimentos em instalações hidráulicas e na estrutura elétrica e a reforma de pavilhões e espaços como a pista de provas e treinos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ganhou cobertura, novas arquibancadas e melhoramento do piso externo.

A preparação para a maior feira agropecuária da América Latina conta com a colaboração de centenas de pessoas. Na equipe da limpeza está a moradora de Alvorada Renata Maria Machado, 40 anos. Esta é a primeira vez que Renata trabalha na Expointer. Na manhã de terça-feira (22) ela era uma das responsáveis pela varrição do pavilhão da agricultura familiar, um dos mais visitados do evento.

“A última vez que vim à Expointer foi quando minha filha tinha dois aninhos, hoje ela já está com 20”, recorda. “A expectativa é grande, principalmente para o início do evento. Acredito que vai ser muito bom”, comenta ela, que deverá trabalhar todos os dias da feira, das 8 às 20 horas.

Cavalo crioulo com julgamentos a partir desta quarta-feira

Entre as atrações da feira está o Freio de Ouro, tradicional competição do cavalo crioulo e que terá julgamentos a partir desta quarta-feira (23), começando pela morfologia. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), conta neste ano com a participação de 52 fêmeas e 50 machos. A final da competição ocorre domingo (27), a partir das 13 horas, junto da inauguração da Arena Coberta do Cavalo Crioulo.

Arena do Cavalo Crioulo ganhou cobertura especial
Arena do Cavalo Crioulo ganhou cobertura especial Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Presidente da comissão de provas funcionais do Freio de Ouro, André Luiz Narciso Rosa, destaca a estrutura com a cobertura da pista de provas como uma das principais inovações para esta edição do evento. “Evoluímos a estrutura pensando no cavalo, na qualidade das provas, no que a gente quer mostrar, para explorar todo o potencial que o cavalo tem a engrandecer a Expointer todo o ano.

Para as provas, André diz esperar um “grande show”. “Serão disputas extremamente acirradas. Estamos com uma cavalhada muito bem apresentada, e com o nível dos ginetes e apresentação de cavalos extremamente profissionais”, frisa. “O Freio é mais famoso que a raça crioula, o nome é muito forte. Esta prova é uma das seletivas mais importantes de cavalos de sela do Brasil. Hoje não é mais um evento, é uma ferramenta de seleção. Aqui se forjam os grandes cavalos da raça”, conclui.

Negócio de família

Proprietária da Cabanha da Divisa, Raquel Cerutti de Oliveira, com o colaborador Luciano Oliveira
Proprietária da Cabanha da Divisa, Raquel Cerutti de Oliveira, com o colaborador Luciano Oliveira Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

No pavilhão dos Ovinos, os primeiros a chegarem para o evento na segunda-feira (21), a terça (22) foi de limpeza dos espaços e de tratamento dos animais. De Cruz Alta, a proprietária da Cabanha da Divisa, Raquel Cerutti de Oliveira, 46, acompanhava os trabalhos com os exemplares da raça Ile-de-France, levados para mais uma exposição.

“Participamos todos os anos da Expointer. É o ápice, a conclusão de todo o trabalho feito durante o ano de melhoramento genético da ovinocultura gaúcha”, diz. Segundo Raquel, a cabanha foi criada há 50 anos, e o negócio vem gerando novos frutos na família.

“Meu pais, já falecido, foi o criador da cabanha. E hoje além de mim, minha filha, Maria Fernanda, de 9 anos, também já trabalha com a criação, mas de outra raça, a hampshire down. Ela é a criadora mais jovem do Brasil e chegará a Esteio na sexta-feira para participar pela primeira vez dos julgamentos na Expointer.

Para Raquel, manter a tradição na família é motivo de orgulho. “Minha filha é a terceira geração da família na criação de ovelhas. Uma atividade que recebe pouco incentivo do governo e que é fruto do trabalho e comprometimento. Estou ensinando a minha filha aquilo que aprendi, levando o nosso trabalho além fronteira”, diz. 

Ingressos já estão à venda

Os ingressos para a 46ª Expointer já estão à venda por meio do site www.ingressonacional.com.br/46expointer. Durante a compra, o visitante deve efetuar login na plataforma Ingresso Nacional e informar o nome completo e CPF da pessoa que utilizará cada ingresso. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário ou pix. Além da compra de ingressos antecipados pela internet, é possível adquirir as entradas diretamente no local, nas bilheterias físicas.

A feira ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro
A feira ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

As entradas custam R$16 para pedestre, com meia-entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes munidos de carteira oficial e pessoas com deficiência. Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam. O estacionamento de veículos custa R$40 e não inclui a entrada do motorista, nem dos demais passageiros.

A feira ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro. Em todos os dias do evento, a entrada de público pedestre é das 8 horas às 20h30, pelos portões 2 e 6. A entrada de excursões ocorre pelo portão 9, das 8 horas às 18h30. Veículos visitantes, acessam o parque pelo portão 15, das 8 horas às 20h30.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual