Botão de Assistente virtual
Informe Especial EDUCA MAIS

Encceja: inscrições começam nesta terça-feira

Exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos em idade apropriada

Por Por Redação
Publicado em: 23.05.2022 às 16:09

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 começam nesta terça-feira (24) e seguem abertas até o dia 4 de junho. O exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos no ensino fundamental e médio em idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão.

Exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos em idade apropriada
Exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos em idade apropriada Foto: Reprodução
As provas do Encceja têm o objetivo de aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter os diplomas nesses cursos. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

De acordo com o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização da última edição. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência.

Para os estudantes que desejam se preparar para a prova, no site do Ministério da Educação (MEC) é possível encontrar materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Além disso, diversos conteúdos podem ser encontrados na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem diversas abas com materiais e conteúdos gratuitos que ajudam estudantes na hora dos estudos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.