Informe Especial Tecnologia

O mundo das fotos no bolso

Por Mais Minas (R J M)
Publicado em: 15.06.2023 às 17:07

Na atualidade é comum tirar fotos que logo vão parar nas redes sociais para permitir partilhar acontecimentos do cotidiano com um público feito de amigos, familiares e seguidores. É tudo tão fácil que talvez ninguém sabe que a invenção da fotografia não foi obra de uma única pessoa nem feita em um único dia. No início a mais importante era a câmera obscura, uma caixa fechada com um pequeno orifício por onde entrava a luz, projetando a imagem de fora para dentro. 

celular galaxy

 

O protótipo melhorou com a instalação de uma placa coberta com betume que endurecia quando exposta à luz. Terminado o processo, o betume não endurecido era limpo e a imagem ficava. A primeira câmera só foi inventada em 1839 por Louis Daguerre, em cuja homenagem a invenção foi batizada de daguerreótipo. Era um aparelho pesado e grande onde o fotógrafo precisava deslocar-se com um laboratório para revelar os negativos no momento. Tudo mudou em 1888, quando uma empresa norte-americana lançou uma câmera portátil e automática, voltada para o grande público.

O tempo passou, e hoje a incorporação de câmeras aos telefones celulares faz com que milhares de pessoas tenham acesso para fotografar sem precisar de grandes conhecimentos. E quem tiver um Galaxy S23 Ultra no bolso pode conferir com os próprios olhos o que ele é capaz de fazer. O Galaxy S23 Ultra conta com um sensor principal de 200 megapixels ao que adiciona uma lente telefoto extra com zoom óptico de dez vezes, com grande angular que oferece uma qualidade de imagem e nitidez nunca antes vistas em um aparelho Galaxy.

Luxo só na hora de tirar fotos

Sem dúvida as câmeras dos celulares democratizam a fotografia, e qualquer usuário pode desenvolver habilidades básicas e capturar momentos marcantes. O Galaxy S23 Ultra da Samsung destaca pelo design cuidadoso, tela de alta qualidade, processador muito poderoso -Qualcomm Snapdragon- e uma câmera verdadeiramente incrível. Tirar uma foto com essa qualidade permite, por exemplo, ampliar e recortar um detalhe e conseguir vê-lo com nitidez, mesmo sem ter usado o zoom durante a foto. Caso houver pouca luz na hora da captura, o sensor de pixel adaptativo de 200 megapixels é capaz de combinar seus pixels para criar outros maiores, umas das grandes novidades da câmera do Galaxy S23 Ultra. Sua câmera frontal, cada vez mais usada tanto nos aplicativos das redes como para videochamadas, têm um sensor de 12 megapixels capaz de capturar imperceptíveis detalhes e extrair o máximo de luz da cena. Seu estabilizador óptico de imagem OIS, essencial para que os vídeos permaneçam fixos, mesmo que gravados em movimento, é capaz de corrigir até +/-3 graus de movimento.

Truques e conselhos

As câmeras do Galaxy S23 Ultra são, com certeza, as rainhas sem discussão. Para aproveitar ao máximo, ative o modo 200 MP tocando no botão de proporção no aplicativo câmera onde se vê a opção 3:4 200MP. O otimizador de cena usa inteligência artificial para aprimorar as fotos, além de permitir tirar fotos noturnas mais longas com a câmera. No aplicativo câmera, selecione o código de configurações no canto superior esquerdo e ative o 'otimizador de cena’. Se quiser capturar vídeos na resolução mais alta, só tocar no ícone de qualidade para o modo de vídeo no aplicativo câmera e aparecerá a opção 8K 30.

 


O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor. Artigos podem ser enviados para anuncie@abcclassificados.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Botão de Assistente virtual